A embaixada da França divulgou em suas redes sociais a decisão do presidente francês, Emmanuel Macron, de realizar a “Conferência humanitária internacional para a população civil de Gaza”, em Paria, dia 9 de novembro, das 10h às 13h.
A decisão foi tomada diante da situação humanitária crítica da população civil palestina em Gaza, a qual tem sido severamente afetada pelos bombardeios e pela falta de eletricidade, combustível, água e suprimentos médicos.
A conferência mobilizará os principais atores envolvidos nas ações humanitárias em Gaza e os agentes determinados a agir de forma concreta em favor da população civil palestina da cidade: Estados, principais doadores, organizações internacionais e ONGs que atuam em Gaza.
O debate será realizado em torno de três eixos principais:
(i) ações para promover o respeito ao direito internacional humanitário, a proteção dos civis e do pessoal que atua no fornecimento de ajuda humanitária, e o reforço do acesso à ajuda humanitária
(ii) resposta humanitária internacional nos setores de saúde, água, energia e alimentação;
(iii) apelo à mobilização em apoio às agências e organizações internacionais que atuam na região;
Com base nas necessidades identificadas pelas Nações Unidas, e especialmente pela UNRWA, as delegações poderão apresentar as iniciativas já implementadas ou que estão sendo planejadas em favor da população palestina em Gaza, como a instalação de hospitais de campanha e de pontes humanitárias aéreas ou marítimas. As delegações também terão a oportunidade de apresentar suas ações atuais em termos de mobilização financeira e anunciar novos compromissos, inclusive no que se refere ao apelo por financiamento lançado pelas Nações Unidas.