A Embaixada da República Dominicana no Brasil, inaugurou sua nova sede no Setor de Embaixadas Sul, em Brasília, na noite de 24 de junho. Para o evento foram convidadas várias autoridades brasileiras, estrangeiras , e o Vice Ministro de Relações Exteriores do país, Hugo Rivera, que veio ao Brasil somente para o evento. O embaixador Alejandro Arias Zarzuela enfatizou a importância do Brasil para a República dominicana e agradeceu aos presentes e aos idealizadores do projeto da nova embaixada. A República Dominicana tem 45 embaixadas ao redor do mundo.
No dia 25, a Chefe de cozinha dominicana apresentou o projeto e livro sobre a diplomacia gastronômica do país, explicando sobre aspectos culturais e todo o contexto histórico que fazem da gastronomia dominicana única e saborosa. A intenção é levar a todos os países onde há embaixadas , conhecimento e receitas. Durante os dois dias foram servidos pratos elaborados pela renomada chefe Ines Paez. Após a apresentação , a famosa noite dominicana foi destaque com muita música e dança , na própria sede da embaixada.
Sobre a Chefe Ines Paez
Foi classificada como "Embaixadora da Nova Dominicana culinária para o mundo", sendo a primeira chefe Dominicana a focar sua linha de cozinha para resgatar o património gastronómico nacional e receitas ancestrais do país através do seu projeto destinado a motivar consumo e uso de produtos locais e a reinvenção e projeção da cozinha tradicional em uma "nova cozinha dominicana" em linha com as tendências de vanguarda que exigem os novos tempos, prontos para serem colocados ao nível das grandes cozinhas do mundo. Por isso, há 12 anos, dedica-se à pesquisa, sobre as origens, história, influências, produtos nativos e costumes culinários dominicanos. Trabalha de mãos dadas com camponeses, pequenos agricultores e pescadores, ensinando-os a criar elaborações artesanais com o excedente das suas colheitas, apoiando e criando consciência do respeito pelos fechamentos e conservação e cuidado das espécies pescadas.