• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Turismo & Gastronomia

Embaixada do Japão oferece jantar gastronômico para divulgar produtos japoneses e certifica restaurantes em Brasília

por Fabiana Ceyhan
20 de agosto de 2018
Reading Time: 10 mins read

 

Com o objetivo de apresentar a autêntica culinária japonesa, a embaixada do Japão no Brasil ofereceu hoje, 20 de agosto,  uma recepção gastronômica a um seleto grupo da capital federal. Autoridades do governo, representantes da gastronomia brasiliense, autoridades e membros da mídia  experimentaram uma seleção dos melhores e mais exclusivos produtos japoneses, alguns deles pouco conhecidos no Brasil, como a carne wagyu e a bebida à base de arroz awamori.

O evento  foi realizado na residência oficial do embaixador, em Brasília.  Na ocasião, os participantes saborearam  pratos da washoku, como é conhecida a tradicional cozinha japonesa, além de provar bebidas importadas do Japão.
Foi  o primeiro evento dedicado à degustação do awamori no Brasil (mais informações abaixo), e também uma rara chance de conhecer a verdadeira carne premium japonesa wagyu, conhecida pela textura que derrete na boca. Na ocasião, também foi  possível conhecer mais sobre outros produtos conhecidos dos brasileiros, mas que ainda são pouco explorados pela culinária do país: o saquê e o arroz japonês.

Estiveram presentes na recepção o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e Mitsuhiro Miyakoshi, assessor especial do Primeiro-ministro Shinzo Abe responsável por intermediar o trabalho de exportação de produtos japoneses, assim como autoridades do governo brasileiro convidadas para a ocasião como o secretário  Geral do Itamaraty Marcos Galvão. O cardápio foi preparado pelo chef da residência oficial do embaixador, Kazumine Nohara.

Saiba mais:

Arroz japonês
O Brasil e o Japão ocupam posições semelhantes na produção e no consumo de arroz, indicando que ambos os países cultuam esse alimento de forma semelhante. No entanto, o tipo de arroz mais consumido no Brasil é diferente do japonês (arroz japonica), cuja importação no Brasil representou apenas 3 toneladas em 2015.

Wagyu
A carne Wagyu, famosa pelo alto grau de marmoreio (efeito conhecido como shimofuri, em japonês), teve a importação liberada para o Brasil em fevereiro de 2017, mas as exportações do alimento para fins comerciais entre os dois países ainda não tiveram início. Em 2016, foram produzidas 205 mil toneladas desse tipo de carne no Japão. Apesar de ter variantes brasileiras, a verdadeira carne premium Wagyu é produzida apenas no Japão, por meio de um cuidadoso processo que leva 18 meses e que resulta em um

produto de alta qualidade. A carne Wagyu é extremamente suculenta, e derrete na boca, sendo procurada por chefs de todo o mundo pelo seu sabor e textura inigualáveis.

Saquê
O saquê é uma bebida fermentada à base de arroz, cujos sabor e aroma característicos resultam de um delicado processo de fabricação. O arroz especialmente produzido para a bebida é cuidadosamente polido, aproveitando-se apenas a melhor parte do grão. O teor alcóolico semelhante ao vinho e o aroma de fruta (ginjyo-ka) tornam essa bebida uma atraente opção dentro e fora do Japão.

Com a popularização da gastronomia japonesa ao redor do mundo, o volume de exportação do saquê tem registrado um crescimento contínuo nos últimos oito anos. Bares de saquê abrem com frequência em Nova York, e chefs renomados como Alain Ducasse buscam incorporar a bebida aos pratos da cozinha francesa.

Considerado que o Brasil é responsável pelo consumo de apenas 0,6% de todo o saquê japonês exportado, é possível concluir que ainda há muito espaço para essa bebida no país – mais de 10 mil marcas japonesas produzem saquê, o que mostra que ainda há uma grande variedade a ser apresentada ao público brasileiro.

Awamori
Pouco conhecido no Brasil, o awamori é uma bebida típica da província de Okinawa, no extremo sul do Japão. Ele é produzido a partir de uma variação específica de arroz, a Indica. O arroz passa por uma fermentação que utiliza principalmente o “kuro koji”, fungo que cria sabor e aroma marcantes na bebida. A produção do awamori é uma tradição japonesa cultivada há mais de 600 anos. Atualmente, é possível encontrar o Awamori em poucos estabelecimentos brasileiros, com uma variedade limitada de marcas.

Sobre o comércio Brasil-Japão
Com o objetivo de atingir a meta de 1 trilhão de ienes (US$ 9 bi) em exportação de produtos agrícolas e alimentícios em 2019, o governo do Japão tem trabalhado em conjunto com a iniciativa privada do país. Mitsuhiro Miyakoshi, assessor especial do Primeiro-ministro Shinzo Abe, tem se empenhado em atingir esse objetivo ao intermediar encontros junto a empresários e representantes do governo dos países importadores dos produtos japoneses.

Estabelecimentos de Brasília recebem certificação do governo japonês

O governo japonês  certificou  estabelecimentos brasilienses que comercializam produtos fabricados no Japão. A ação faz parte do programa internacional “Estabelecimentos que Comercializam e Promovem Alimentos e Bebidas Japoneses” (Japanese Food and Ingredient Supporter Stores Overseas), do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão (MAFF). O projeto, que busca estimular o consumo de alimentos e bebidas japoneses em outros países, tem o objetivo de reconhecer os estabelecimentos onde o consumidor poderá encontrar produtos fabricados no Japão.O programa já acreditou 32 restaurantes e lojas de São Paulo,mas ainda não havia concedido o título a nenhum local de Brasília.Os primeiros estabelecimentos a receber o selo na capital federal  foram o mercado Mikami e os restaurantes New Koto,Yuzu-an e Umami Deli. A certificação  foi entregue  em 20 de agosto, na  cerimônia realizada na residência oficial do embaixador do Japão.O selo de estabelecimento apoiador dos alimentos japoneses tem o objetivo de auxiliar o consumidor que procura alimentos japoneses em sua cidade, indicando em quais locais é possível encontrar alimentos produzidos a partir de ingredientes japoneses ou produtos que tenham sido fabricados ou processados no Japão. Mais de 3 mil estabelecimentos já foram acreditados no mundo. No Brasil, o processo de certificação é gerido pela JETRO (Organização do Comércio Exterior do Japão) em São Paulo, que confere a certificação de acordo com a demanda e a capacidade de atendimento. A validade do certificado é de dois anos, podendo ser renovado após esse período.

Tags: Brasíliadiplomaciaembaixadaembaixadorrelações internacionais
Post Anterior

Uma canção comum para a humanidade: O Hino da Terra por Abhay K.( Poeta e Diplomata)

Próximo Post

Entrevista com o cantor italiano Stefano Bollani- Apoio embaixada da Itália no Brasil

Related Posts

Turismo & Gastronomia

Belém é agraciada com título de Capital Mundial do Brega pela ONU

1 de junho de 2025
Turismo & Gastronomia

Catedral Metropolitana de Brasília comemora 55 anos “Vivendo a fé, atradição e a cultura”

31 de maio de 2025
Fotografia da fachada contemporânea do Museu de Arte de Brasília com placa de sinalização bilíngue (português e inglês), vegetação paisagística e céu parcialmente nublado ao fundo.
Turismo & Gastronomia

Bazar Internacional de Comida e Cultura 2025

30 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Azerbaijão Encanta Brasileiros: Destino Fascinante

27 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Oito vilas representarão o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo

23 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Goiás marca presença no Festival de Cannes com representação inédita

19 de maio de 2025
Please login to join discussion

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Câmara e Senado se unem na cobertura do 11º Fórum Parlamentar do BRICS

2 de junho de 2025

#Podcast: Famiglia Valduga vai ao mundo árabe

2 de junho de 2025

Embaixada dos EUA recomenda que americanos não visitem Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá no DF

1 de junho de 2025

Fórum Parlamentar do Brics começa na terça com 15 países confirmados

1 de junho de 2025

Belém é agraciada com título de Capital Mundial do Brega pela ONU

1 de junho de 2025

Brasil não tem aliança incondicional com os EUA e interesse nacional está em primeiro lugar, diz Chanceler

1 de junho de 2025

Catedral Metropolitana de Brasília comemora 55 anos “Vivendo a fé, atradição e a cultura”

31 de maio de 2025

Fórum Internacional de Astana 2025 é inaugurado com forte apelo à cooperação global

31 de maio de 2025
Fotografia da fachada contemporânea do Museu de Arte de Brasília com placa de sinalização bilíngue (português e inglês), vegetação paisagística e céu parcialmente nublado ao fundo.

Bazar Internacional de Comida e Cultura 2025

30 de maio de 2025

Israel comemora o dia de sua fundação em evento em Brasília

30 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »