O Embaixador de Bangladesh no Brasil, Zulfiqur Rahman e esposa, receberam uma visita de alunos de uma escola pública de Sobradinho nesta quinta-feira,16 de agosto. Entre os visitantes estavam também professores, funcionários do GDF e a primeira dama de Brasília, Márcia Rollemberg que é idealizadora do programa ” Embaixadas de Portas Abertas” e a assessora de assuntos internacionais do GDF, Renata Zuchin. Na visita os alunos e professores puderam conhecer mais sobre o país através de vídeos e explicações. Foi oferecido também um almoço com pratos típicos de Bangladesh .
O programa Embaixada de portas abertas:
Embaixadas de Portas Abertas é um idealizado por Márcia Rollemberg, que tem por objetivo construir e estreitar o relacionamento entre as embaixadas e as escolas em Brasília, por meio de visita de alunos às embaixadas e de diplomatas às escolas.O programa visa oferecer aos estudantes acesso a conhecimentos de história, geografia, cultura e idiomas dos países visitantes. O programa também oferece aos diplomatas a oportunidade de conhecer Brasília e suas Regiões Administrativas.
Com um formato simples e didático, as visitas às embaixadas costumam ser realizadas às quintas-feiras, pela manhã. Nelas, os discentes conhecem um pouco da embaixada e do trabalho dos diplomatas, assistem a uma ou mais apresentações do país, participam de dinâmicas e provam comidas típicas dos países. Desde 2015, mais de 30 embaixadas abriram suas portas aos estudantes da rede pública de ensino.
Embaixadas de Portas Abertas é uma parceria da Secretaria de Educação, da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) — que leva os alunos às embaixadas — e da Assessoria Internacional. As atividades fazem parte do programa Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em Brasília.