A estação 106 Sul do metrô, no plano piloto de Brasília, ganhou cores através da obra pintada em uma das paredes do local, feita a pincel pelo pintor uruguaio Damian Ibarguren Gauthier, 53 anos.
Os que por ali passam agora podem apreciar os detalhes da pintura de Damien , nos detalhes pudemos reparar um cachorro observando uma criança indo à escola de bicicleta com o pai, idosos na frente de casa, uma praia com farol e casas de campo. O trabalho foi finalizado nessa segunda-feira (13/11).
A Embaixada do Uruguai, foi a intermediária entre o pintor e o GDF para a conclusão da pintura.
Sobre as obras e carreira do uruguaio Damian Ibarguren
Suas primeiras obras foram feitas pintadas em formato de cartão e depois em tela. Realizou exposições individuais e coletivas no Uruguai, Argentina, Suécia, Espanha, Irlanda e Líbano e seus quadros são exibidos em galerias da Irlanda, Espanha e Argentina. Entre suas exposições individuais pode-se destacar Cuando lleguemos está mamá (2012), no Palácio Legislativo de Montevidéu (Uruguai) e Rêves en couleurs depuis l’Uruguay, na Universidad Saint-Esprit de Kaslik (Beirute, Líbano) 3
Realizou a pintura de murais no Uruguai e duas no Líbano. Entre eles, cabe mencionar En La Iglesia, na fachada da igreja de Algorta. (Río Negro) e Almacén de Ramos Generales, ambos premiados pela ONU em um concurso destinado a financiar o 60° aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos;45 Uruguai, no Acesso Escola do Uruguai em Jisr el- Wati (Líbano) Libaneses en Uruguai, em um edifício público da praça central em Dar Baachtar (Líbano) En El Mundo, realizado na fachada principal de uma escola na Casa Blanca (Paysandú, Uruguai) contornada com colaboração dos artistas Mario Sarabí, Ángel Juárez e Rito Rodríguez.8 Em dezembro de 2013 realizou La mesa de la felicidad em San Gregorio de Polanco, Tacuarembó (Uruguai).