Comemorado em 9 de maio, o “Dia da Europa”, também conhecido como “Dia da União Europeia”, assinala a “Declaração Schuman”, que deu origem à União Europeia e promove a união entre os países.
Em 1986 aconteceu a primeira comemoracao com a proclamação da declaração de 1950 que expôs a visão de Robert Schuman a seguir à II Guerra Mundial para uma nova forma de cooperação política na Europa, promovendo a paz e a unidade do continente europeu a longo prazo no pós guerra – a importância de trabalhar em prol da paz na Europa é cada vez mais evidente no momento em que destacamos a nossa união e solidariedade para com a Ucrânia.
Na foto abaixo karl- Oskar Bohlin- Ministro de defesa da Suecia.
Esta proposta, conhecida como “Declaração Schuman”, baseava-se numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, destaca os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que, nessa altura, constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.
Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da UE, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como “Dia da Europa”.
A recepcao na capital federal foi prestigiada por varias autoridades, inclusive pelo ministro da defesa da Suecia que teve um encontro mais cedo com o presidente lula.
O embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ibanez enfatizou a recente criação do Grupo de Amizade Brasil-União Europeia na camara federal para ampliar a colaboração entre a UE e o Brasil e também para celebrar a associação estratégica entre o MERCOSUL e a Organização. Ele Falou tambem da enorme parceria com o Brasil e dos grandes investimentos europeus por aqui.