A primeira eleição democrática e não-racial da África do Sul, em 27 de Abril de 1994, é celebrada anualmente como o “Freedom Day” (Dia da Liberdade) da Africa do Sul. É um dia significativo por marcar a queda do apartheid e o estabelecimento de uma nova ordem democrática, sob um novo Estado que estava sujeito a uma constituição inclusiva, amplamente reconhecida como uma das mais desenvolvidas no mundo. O mês de Abril também é comemorado como o Freedom Month (Mês da Liberdade) pelo simbolismo que 27 de Abril de 1994 representa.
Este ano celebramos o Freedom Month sob o tema: “Consolidando e Protegendo Ganhos Democráticos”.
Os objetivos das celebrações do Freedom Month deste ano são aumentar a compreensão de nossa história e o desenvolvimento e contínua maturação da nossa jovem democracia.
Pretende-se também reconhecer o papel que o movimento de solidariedade internacional teve na libertação da África do Sul. Como resultado do extensivo apoio amealhado da comunidade internacional, a África do Sul da era apartheid tornou-se um Estado pária. Graças ao apoio de nossos amigos ao redor do globo, o Governo Sul-Africano da época, incapaz de suportar a pressão internacional, foi assim sobrepujado, o que levou à alvorada da democracia na África do Sul.
Este ano comemoramos também o 27º aniversário da promulgação da Constituição como a lei suprema de nosso país. Os direitos de todos aqueles que vivem na África do Sul estão protegidos por nossa democracia constitucional, que promove os direitos humanos, inclusão, igualdade, não-racismo, não-sexismo, união nacional, justiça e diversidade.
Emitido pela Embaixada da África do Sul em Brasília
25 de Abril de 2023