Embaixadores da Suíça, da Irlanda, da Nigéria, de Trinidade e Tobago, diplomatas do Irã, da Bulgária, da Alemanha, de Cabo Verde, da Coreia do Sul, do Azerbaijão, estiveram presentes na abertura da maior feira de tecnologia do cerrado brasileiro, a TECHNOSHOW COMIGO, que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e vários políticos da região.
O grupo foi convidado pelo Governo de Goiás através do assessor de assuntos internacionais, Giordano de Souza, que é bem atuante no meio diplomático e convidou os representantes de governos internacionais para visitarem a Tecnoshow, que é realizada na região há 20 anos.
A 20ª edição da Tecnoshow, que é uma das três maiores feiras de agronegócio do país, acontece entre os dias 27 a 31 de março, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. A expectativa é que mais 130 mil pessoas visitem a feira durante os cinco dias de evento. A entrada é gratuita.
Conforme a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), organizadora do evento, a feira é realizada em uma área de 65 hectares e conta com cerca de 650 expositores de todo o Brasil. Os stands são vitrines tecnológicas que reúnem os lançamentos de produtos, tecnologias e pesquisas de todos os setores do agronegócio.
Segundo a COMIGO, a expectativa é que a Tecnoshow 2023 alcance ou até mesmo supere o valor da edição de 2022, quando movimentou R$ 10,6 bilhões em comercialização.
A abertura oficial do evento aconteceu na manhã da última segunda-feira (27), no auditório do Centro Tecnológico COMIGO. O governador Ronaldo Caiado esteve presente e transferiu a capital de Goiás para Rio Verde durante toda esta semana.
Palestras
A Tecnoshow oferece mais de cem palestras para ampliar conhecimentos durante os cinco dias de feira. Os temas englobam impactos a agropecuária, inovações para o campo, vantangens da energia solar e outros.
Lançamentos
A Embrapa lançou na última segunda-feira (27) a Vitrine de tecnologias com três cultivares de soja. Entre as novidades, as variedades de soja garantem maior produtividade, resistência à ferrugem-asiática e maior retorno econômico ao produtor.
A previsão é que também sejam lançados novos híbridos de milho e sorgo, além de novidades em plantas forrageiras e pastagens.