Governo japonês doa mais de 52 mil dólares para ambiente de aprendizagem no CIL Paranoá
Quantia deve abranger a aquisição de ares-condicionados, computadores, projetores, notebooks, impressoras e materiais pedagógicos
O Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, firmou, na tarde desta quinta-feira (8), o contrato de doação de US$ 52.210 (cerca de R$ 170.000) para o Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 do Paranoá. O governo japonês oferecerá a quantia para contribuir com a execução doprojeto de desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem da língua japonesa no local, que deverá abranger a aquisição de ares-condicionados, computadores, projetores, caixas de som, notebooks e impressoras, além de materiais pedagógicos, como DVDs e livros, incluindo os famosos mangás, as revistas em quadrinhos japonesas.
“Espero que os alunos daqui do Paranoá aproveitem as ótimas aulas dos professores e que também lendo os mangás possam se familiarizar com a língua e a cultura japonesas. E torço para que um dia possam conhecer o Japão e se tornem o elo de ligação entre Brasil e Japão”, disse o Embaixador Yamada aos estudantes e professores presentes à cerimônia.
As aulas de língua japonesa começaram a ser ofertadas nos CILs em 2011, e atualmente estão disponíveis aos estudantes da rede pública do Distrito Federal nas unidades de Ceilândia, Sobradinho, Gama, Recanto das Emas, Taguatinga e Paranoá. Segundo a vice-diretora do CIL 01 do Paranoá, Maria Oneidee de Sousa Silva, que também participou do ato de assinatura do contrato, o centro tem atualmente 111 alunos de língua japonesa, divididos em sete turmas, e, com a doação, a previsão é dobrar o número de alunos atendidos.
Também participaram da cerimônia o Secretário Adjunto de Educação do DF, Clovis Lucio da Fonseca Sabino, o Subsecretário de Educação Básica, Daniel Damasceno Crepaldi, e o Coordenador Regional do Paranoá e Itapoã, Isac Aguiar de Castro.
A doação faz parte do Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Cultura do governo japonês, modalidade de cooperação cultural dirigida especialmente a entidades que realizam projetos que contribuem para o desenvolvimento da atividade cultural e de ensino superior nos países em desenvolvimento. O auxílio agrega-se a uma série de medidas que a Embaixada do Japão planeja para promover a aprendizagem da língua japonesa no Brasil.
—