Brasília celebrou esta semana, no dia 06 de novembro, o Dia da Unidade Italiana , O embaixador Antonio Bernardini afirmou que os italianos passaram a se unificar e serem mais patriotas após a guerra “Pela primeira vez, milhões de italianos se viram compartilhando um objetivo em comum. Infelizmente, o sacrifício coletivo levou a vitória paga pelo preço mais alto com 700 mil vidas, 270 mil mutilados, mais uma série de prisioneiros”. Há 100 anos foi comemorada a vitória italiana na Primeira Guerra Mundial, desde então foi criado o Dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas, comemorado no dia 4 de novembro. Bernardini também agradeceu as empresas italianas que patrocinam os eventos na Embaixada da Itália em Brasilia e ao corpo diplomático e militar presente na recepção.
O adido de defesa italiano, acreditado no Brasil o Coronel Aviador, Leonardo Barone, mostrou um vídeo aos presentes e agradeceu a todos, explicando também sobre os trabalhos das Forças Armadas italianas e sobrea comemoração do 04 de novembro.
A Itália e o poder Militar
A Itália é membro da OTAN e tem o 8° maior índice de poder militar, segundo a Credit Suisse e a 11° maior capacidade de guerra segundo a Global Firepower, tendo um trabalho importante para a segurança internacional e principalmente, na região do Mediterrâneo, realizando patrulhas aéreas e sendo parte de missões internacionais de apoio a paz, segundo o Ministério de Defesa Italiano, as Forças Armadas Italianas participam em missões ao redor do mundo.