A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Biblioteca Nacional Palestina assinaram na quarta-feira (12) um protocolo de intenções que prevê ações em parceria entre as instituições. De acordo com informações da FBN, este é o primeiro acordo firmado entre a Biblioteca Nacional Palestina, que fica em Ramallah, e uma instituição estrangeira. Assinaram, de forma remota, o presidente da FBN, Marco Lucchesi, e o diretor da BN Palestina, Marwan Awartani. O embaixador brasileiro no Escritório de Representação na Cisjordânia, João Marcelo Queiroz Soares, participou do encontro virtual.
Por meio do protocolo, as instituições irão promover o intercâmbio de informações e experiências na Ciência da Informação e áreas relacionadas. A parceria prevê, também, a troca de acervos, colaboração em projetos de pesquisa, conferências e visitas técnicas, entre outras atividades.
Segundo a FBN, a aproximação entre as duas bibliotecas começou em junho, quando a instituição brasileira enviou a primeira de três remessas de doações de livros de autores brasileiros traduzidos para o árabe, entre os quais Machado de Assis (1839-1908), Itamar Vieira Junior, Graça Aranha (1868-1931), Marina Colasanti (1937-2025) e Patrícia Melo. As doações compreenderam, ainda, o envio de um dicionário árabe-português e de uma edição em português, árabe e espanhol de “Deleite do estrangeiro em tudo o que é espantoso e maravilhoso: estudo de um relato de viagem bagdali”, de Paulo Daniel Elias Farah.
“A assinatura do Protocolo de Intenções entre as bibliotecas nacionais do Brasil e da Palestina reveste-se de um grande valor humanitário. Manifestamos ao ministro e diretor da biblioteca Palestina, Marwan Awartani, nosso desejo de ajudarmos no âmbito da preservação e conservação do patrimônio bibliográfico. Não vamos abrir mão da cultura da Paz”, afirmou Lucchesi.
Fonte: Anba
anba.com.br/bibliotecas-de-brasil-e-palestina-fazem-acordo/






































































