Espetáculos da Espanha, França, Coreia do Sul, Itália e do Brasil estão na programação do Dança em Trânsito 2025
O Centro de Dança e o Museu Nacional da República, em Brasília, vão sediar nos dias 1ª e 2 de agosto, a programação da 23ª edição do festival internacional de dança que circula pelo país. Serão espetáculos da Espanha, França, Coreia do Sul, Itália e do Brasil. Anualmente, o evento atravessa o país, de ponta a ponta, abraçando as cinco regiões e levando espetáculos, performances, atividades de formação a capitais e cidades do interior do Brasil.
O Dança em Trânsito, que chega à 23ª edição em 2025 e que acontece de 3 de julho a 28 de setembro, sob o título Entre Nós – Solos, duos e trios. Brasília sempre acolhe a iniciativa que alimenta o universo da dança no Brasil. As atividades na cidade acontecerão nos primeiros dias de agosto. Em 01/08, será oferecida a oficina “Reação”, com o coreógrafo e dançarino sul-coreano Jongwoo Kim; e no dia 02/08, companhias de cinco países se revezarão em apresentações na rampa e no espaço interno do Museu Nacional da República. A entrada é franca.
Dança em Trânsito é um festival internacional dedicado a apresentações e à criação de espetáculos e performances, pesquisa, desenvolvimento e capacitação com foco na dança contemporânea e demais expressões artísticas, promovendo arte e cultura para fins de desenvolvimento humano e social. O objetivo do festival é valorizar, promover e democratizar a dança, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, como também pela itinerância. Ao oferecer espetáculos gratuitos, o evento também atua para garantir acessibilidade a grupos vulneráveis.
Em sua trajetória, o festival já fez mais de 1.200 apresentações, abrangendo 143 companhias nacionais e 81 internacionais, em 43 cidades dentro e fora do Brasil, atingindo um público superior a 100 mil pessoas. Este ano, o evento passará por oito cidades de Minas Gerais, três do Espírito Santo, sete do estado do Rio de Janeiro, duas cidades do Maranhão, seis do Pará, duas de Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.
Além dos espetáculos, artistas e público de todo o Brasil poderão participar de Residências Artísticas (sob a orientação de coreógrafos nacionais e internacionais, resultando em apresentações públicas); workshops de criação (voltado para estudantes de dança e de artes cênicas); oficinas pontuais (espaços de troca e reflexão com profissionais convidados); rodas de conversa e participação no projeto do Institut Français e Embaixada da França no Brasil – Cruzamentos, no âmbito da temporada França-Brasil 2025.
PROGRAMAÇÃO BRASÍLIA – DANÇA EM TRÂNSITO 2025
Data: 01/08
OFICINA REAÇÃO (dança contemporânea)
Com Jongwoo Kim (Seul, Coreia do Sul)
O principal objetivo da aula é explorar as razões objetivas pelas quais e como nos movemos em resposta à música e a diferentes situações.
Local: Centro de Dança do DF. St. Autarquias Norte Q1, Brasília, DF
Horário: das 19h às 21h
Data: 02/08
Local: Rampa e galerias do Museu Nacional da República
ENTRADA FRANCA
17h – CRUZAMENTOS – No âmbito da temporada França – Brasil 2025
Com os artistas: Akene Lenoir e Ornella Dufay (França), B. Zambeleogo e Patião Teixeira (África), Alice Alves e Paula Fernandez (Brasil)
DURAÇÃO: 15min
17h30 – REZA
Com o Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ)
DURAÇÃO: 20min
18h – FAN MADE
Com o TOB Group – MIN KIM (Seul, Coreia do Sul)
DURAÇÃO: 14min
18h15 – INYOU
Com Riccardo Ciarpella e Mateo Mirdita (Roma, Itália)
DURAÇÃO: 15min
18h30 – DUAL
Com Marcat Dance (Vilches, Province of Jaén/Andalucia, Espanha)
DURAÇÃO: 22min
Fonte: Objeto Sim Projetos Culturais