O novo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, assume suas funções frente à missão diplomática de seu país em Brasília na próxima segunda-feira (2).
Cortese é graduado em Direito pela Universidade de Roma e entrou para o serviço diplomático italiano aos 26 anos de idade, em 1986. Atuou inicialmente na Secretaria do Departamento de Cooperação para o Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores da Itália e depois foi designado para a Secretaria-Geral do Ministério, em 1988.
Ao longo de sua trajetória profissional ocupou variados cargos diplomáticos. Foi chefe do Escritório Comercial da Embaixada da Itália em Pretória, África do Sul. Também foi Conselheiro da Política Externa e de Segurança Comum (PESC) na Missão Permanente da Itália junto à União Europeia. Posteriormente, serviu como vice-chefe de Missão da Embaixada da Itália em Ottawa, Canadá. Atuou como assessor diplomático do presidente da Câmara dos Deputados do Parlamento Italiano. Foi ainda Representante Permanente junto do Comitê Político e de Segurança da UE e Coordenador da presidência italiana da OSCE, em 2018.