A embaixada da Suíça sediou a cerimônia do Prêmio Suíço de Sustentabilidade e Inovação, nesta quarta-feira (5). Na ocasião, o Ministro da Economia, Pesquisa e Educação, Guy Parmelin, concedeu entrevista à jornalista Fabiana Ceyhan.
Ele comentou sua participação na abertura do “Fórum Brasil-Suíça de Investimentos e Inovação em Infraestrutura e Sustentabilidade”, realizado em Brasília esta semana.
Parmelin também falou sobre seu encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, onde trataram da temas importantes da relação bilateral. Também conversaram sobre intercâmbios futuros de autoridades e empresários dos dois países.
A Suíça anunciou que fará doações em dinheiro para o Fundo Amazônia nas próximas semanas. Os recursos serão usados em ações de promoção da sustentabilidade e combate ao desmatamento na região. A decisão foi recebida “com entusiasmo” pelo governo brasileiro, conforme indicou Alckmin em suas redes sociais.
O país europeu está entre os 10 maiores investidores no Brasil, com 660 empresas suíças instaladas no país. A expectativa é que haja uma maior aproximação a partir da visita de Parmelin ao Brasil.