Estudantes da Universidade de Brasov na Transilvânia, vieram até Brasília especialmente para uma apresentação na Embaixada da Romênia. A noite do dia 01 de junho foi para os ilustres convidados uma ocasião muito especial, violinista, flautistas, pianistas, cantores e dançarinos animaram a festa que contou também com comida no estilo romeno . O evento marca o dia da Diáspora romena pelo mundo.
O reitor da renomada universidade, Ioan Vasile estava presente e em uma entrevista a jornalista Fabiana Ceyhan, disse que a Embaixadora Monica Mihaela foi a intermediadora importante para o acontecimento, já que tinha um contato direto com o reitor, articulando assim a vinda dos estudantes da universidade de Música para o espetáculo na capital federal, contando com o Ministério de Relações Exteriores da Romênia proporcionado aos brasileiros, conhecer melhor a cultura popular romena.
A Cultura da Romênia é única, graças à sua evolução histórica e geográfica distinta. É fundamentalmente definida como um ponto de encontro de três regiões: Central, Leste e Sudeste da Europa, mas pode ser realmente incluída em qualquer um deles.
A cultura romena consiste na originalidade, a versão mais moderna se desenvolveu nos últimos 250 anos, sob uma forte influência das culturas da Europa Ocidental, especialmente da francesa e alemã. Além disso, sob a influência bizantina e eslava, os romenos tornaram-se o único povo de origem latina de maioria cristãos ortodoxos.
As relações entre Brasil e Romênia são sólidas e estáveis e a Embaixadora Monica tem trabalhado muito a fim de aumentar ainda mais os fluxos comerciais e culturais entre os dois países.
Share