Para celebrar o 30º aniversário de relações diplomáticas entre o Cazaquistão e a Argentina, o Uruguai, o Chile e o Brasil este ano, a Câmara Legislativa do Distrito Federal sediou a inauguração de uma exposição fotográfica intitulada “O Cazaquistão na América do Sul: 30 Anos de Amizade e Entendimento Mútuo”.
Representantes de autoridades municipais da capital e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, chefes de missões diplomáticas da Argentina, Uruguai e Chile, figuras culturais e científicas, representantes de círculos empresariais e da mídia participaram do evento.
Os discursos de boas-vindas foram proferidos pelo Secretário da Cultura do DF, Aqiles Brayner, e pelos chefes das missões diplomáticas da Argentina, Uruguai e Chile.
Na abertura do evento, Cassiano Viana, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria “Cazaquistão-Brasil’, compartilhou suas impressões pessoais sobre o Cazaquistão, destacando as conquistas significativas do país desde a independência. Ao mesmo tempo, o palestrante falou sobre o clima favorável aos investimentos no Cazaquistão e o grande potencial de expansão do comércio mútuo.
Apoiando a iniciativa de projetos culturais e científico-educacionais, ele disse que a exposição de fotos era uma iniciativa importante para promover a cooperação cultural e humanitária entre os países da região e o Cazaquistão, à luz do 30º aniversário das relações diplomáticas.
Em seu discurso, o Embaixador Bolat Nussupov, observando os principais sucessos do Cazaquistão durante seus anos de independência, delineou os principais marcos no desenvolvimento das relações bilaterais do Cazaquistão com os países da região. O diplomata cazaque enfatizou que um diálogo político constante foi estabelecido entre os dois países ao longo do período de 30 anos de relações diplomáticas, que as relações comerciais e econômicas estão em constante desenvolvimento e que a cooperação cultural e humanitária está ocorrendo.
Nesse contexto, o embaixador saudou a recente criação das Sociedades de Amizade nas capitais do Brasil e do Chile, o que praticamente expandiu a geografia dos amigos do Cazaquistão na região. Além disso, foi destacada a atividade bem-sucedida dos Consulados Honorários do Cazaquistão na Argentina e no Chile, e também do Centro Cultural do Cazaquistão na cidade argentina de Rosário.
Durante o evento, os cidadãos e convidados da capital brasileira foram presenteados com fotos que mostram a riqueza natural do Cazaquistão, seus monumentos históricos e lugares pitorescos, bem como os locais arquitetônicos mais reconhecidos da capital do Cazaquistão, que se tornaram marcas não só da cidade, mas também do Cazaquistão. A ceremônia da inauguração da exposição de fotos foi acompanhada pela apresentação de um vídeo sobre o Cazaquistão e uma recepção, durante a qual os participantes puderam conversar entre si em um ambiente informal.