Após manifestações racistas contra o jogador de futebol Vinícius Júnior, do Real Madrid, o Conselho Superior de Esportes do Ministério da Cultura e do Esporte da Espanha, emitiu uma nota oficial de repúdio.
O texto, que foi compartilhado pelo presidente espanhol Pedro Sánchez, condena “de maneira enérgica os insultos racistas ocorridos no âmbito do futebol. Esses incidentes são intoleráveis e absolutamente condenáveis, não apenas no espaço esportivo mas em toda a Espanha, terra de acolhimento e que faz da diversidade sua bandeira. A xenofobia demonstrada por alguns energúmenos nos envergonha como sociedade e como esporte. A violência, o racismo e qualquer tipo de discriminação são a antítese dos valores do esporte, que são justamente o respeito, a empatia e o espírito de equipe”.
O documento diz ainda que “o Conselho Superior de Esportes proporá à Real Federación Española de Fútbol e à LaLiga o desenvolvimento de uma campanha de conscientização, em especial com a participação dos capitães dos clubes de futebol espanhol, assim como ações pontuais para lutar contra a lágrima do racismo e da xenofobia e para combater os discursos do ódio no esporte”.
Veja na íntegra: