O Sri Lanka vem conquistando as listas de turismo do mundo todo. E se destaca por ser produtor e exportador de um dos melhores chás do mundo, além de uma rica gastronomia. Um pouco de tudo isso foi mostrado, no dia 21, pelo embaixador Dassanayake Sumith, na sede da embaixada, para profissionais da mídia e amigos convidados.
Com uma grande produção de chá, o país se destaca também pela sua gastronomia picante , na noite do dia 21 Seevali Wijewantha, ministra conselheira responsável pela área comercial da embaixada explicou que “essa tradição remonta ao ano de 1867, quando o britânico James Taylor começou a cultivar a planta Camellia sinensis. Desde então, a plantação dessa espécie tornou-se parta da cultural”.
A ministra Wijewantha informou também para os convidados que os chás do Ceilão são considerados um dos melhores do mundo, ressaltando que o grande diferencial do chá é o DOP (Denominação de Origem Protegida), um sistema utilizado para certificar de que a bebida cumpre um conjunto de regras que atestem sua qualidade. Um vídeo apresentado antes do jantar mostrou a beleza do Sri Lanka e as enormes plantações de chá do país.
Turismo – O Sri Lanka pode ser definido como uma ilha rodeada por praias cristalinas de areia fina e dourada. Palmeiras e coqueiros no litoral completam o cenário que também é repleto de montanhas verdinhas no interior. Lá se pode visitar um orfanato de elefantes, uma lagoa de peixes cantores, explorar florestas densas, santuários e templos. Situada a aproximadamente 32 km da Índia, a ilha é o lar de 20 milhões de pessoas e de oito locais considerados Patrimônios Mundiais. A longa e violenta guerra civil do país terminou em maio de 2009, trazendo paz, estabilidade e um renascimento do turismo.