• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Embaixadas

Embaixada da Itália em Brasília lança a Semana Embaixada Verde

por Fabiana Ceyhan
29 de março de 2022
Reading Time: 6 mins read

Embaixada da Itália em Brasília lança a Semana Embaixada Verde

O evento, que vai de 30 de março a 02 de abril, traz cases e profissionais que são referências mundiais na coleta seletiva de resíduos.

Ainda era início dos anos 80, quando a Itália começou a estimular sua população a separar resíduos sólidos. Os primeiros passos foram dados com a coleta nas ruas, em contenedores. Pouco tempo depois, nos anos 90, a prática passou para o modelo domiciliar, recolhendo os resíduos de porta em porta. Pioneira neste movimento, que em 2006 passou a ser previsto por lei, a Itália, atualmente, colhe os frutos, graças a um trabalho de conscientização e comprometimento de suas instituições e da população, que a coloca na posição de país líder do movimento Lixo Zero ao nível global.

Só no segundo semestre de 2021, 325 cidades italianas tinham implementado o Modelo Lixo Zero, impactando positivamente mais de 7 milhões de habitantes e apresentando taxas de coleta seletiva altíssimas. A região do Vêneto, por exemplo, tem 74,7% de seus resíduos recolhidos separadamente e a cidade de Treviso, 87,7%. Mais de 100 municípios italianos atingiram 90% de alcance da coleta seletiva diferenciada e 1.168 municípios atingiram os 80%. E a boa notícia é que esta não é uma realidade possível só para as cidades pequenas. Em Milão, a coleta seletiva porta a porta atinge hoje 100% dos habitantes.

É pensando em replicar este modelo de sucesso, eficiência e cidadania que a Embaixada da Itália em Brasília reúne em sua sede, de 30 de março a 2 de abril, professores, pesquisadores, autoridades e instituições empenhados com o meio ambiente e sustentabilidade, a fim de se debruçarem sobre o tema.

“Tenho muito orgulho de que a Itália possa, mais uma vez, ser uma referência no setor de sustentabilidade ambiental, e, esperamos, um bom exemplo e um estímulo para outros países e povos. A Itália é o país com mais cidades “Lixo Zero” do mundo e sabemos que o modelo italiano inspirou também três importantes cidades brasileiras a se candidatarem ao projeto “Cidades Lixo Zero”: Florianópolis, Chapecó e Rio de Janeiro”, diz o Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello.

Serão quatro dias de palestras, depoimentos, mesas redondas e oficinas, que terão como objetivo estudar e disseminar conhecimentos, iniciativas e experiências de sucesso.

PROGRAMAÇÃO

Dia 31 de março

O dia 31 de março começará com o Tour Lixo Zero, um passeio gratuito e aberto ao público (mediante inscrição) que terá como primeira etapa o pátio de compostagem da Embaixada da Itália e que seguirá em van pelas principais iniciativas Lixo Zero de Brasília.

À tarde, para falar sobre as experiências bem sucedidas, que tornaram o país referência mundial, a Embaixada  sediará  o ciclo de palestras “Lixo Zero: a inspiração italiana”, onde estarão presentes especialistas italianos como o professor Rossano Ercolini (Presidente da Zero Waste Italy), um dos maiores representantes do movimento na Europa;  Alessio Ciacci, Eco Manager responsável pela gestão dos resíduos sólidos  no “Comuni Rifiuti Zero”, implantada e bem sucedida em mais de 300 cidades italianas e Enzo Favoino (Coordenador do Comitê científico Zero Waste Europe), que fará uma análise de como a adesão de cidades europeias ao programa vem trazendo avanços ambientais em conformidade com a estratégia de uma economia circular.

Dia 1º de abril

Na manhã do dia 1º de abril acontecerá a primeira visita do projeto “Educação Lixo Zero”: quase 60 alunos de uma escola pública do DF irão à Embaixada para participar de uma oficina de compostagem e de palestras sobre reciclagem.

À tarde, continuará o ciclo de palestras “Lixo Zero: os destaques brasileiros”  que reunirão experiências bem-sucedidas no Brasil. O ex-prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, mostrará a implantação do programa Lixo Zero na cidade durante sua gestão. 

Ian Mckee, um dos fundadores do Instituto Ecozinha, apresentará o modelo de restaurantes sustentáveis com ênfase na compostagem dos orgânicos e na logística reversa do vidro, iniciado em Brasília, com planos de expansão para o resto do Brasil.

Os professores Jader Busato e Alessandra Monteiro, da UnB, compartilharão seus estudos sobre a possibilidade de aceleração do processo de compostagem e a professora Priscila Coppola (UnB) apresentará o Projeto Bio Gama, de reciclagem de óleo de cozinha, em parceria com a Embaixada.

Dia 2 de abril

A “Semana” terminará com a estréia mundial do vídeo “Boravê” filmado na sede da Embaixada da Itália sobre as iniciativas verdes adotadas pela representação diplomática e realizado pelo famoso canal YouTube “Manual do Mundo”, maior canal de ciência em língua portuguesa do mundo.

INICIATIVAS LANÇADAS NA SEMANA EMBAIXADA VERDE

→ Reciclagem de bituca de cigarro – A partir de abril de 2022, a Embaixada da Itália em Brasília será a primeira Embaixada do mundo a reciclar as bitucas de cigarro descartadas pelos funcionários e frequentadores do local. A tecnologia foi desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB) e patenteada pela empresa paulista Poiato Recicla, parceira da Embaixada.

→ Reciclagem de óleo de cozinha – A Embaixada entregará mensalmente ao Projeto Bio Gama da Universidade de Brasília (UnB), coordenado pela prof. Priscila Coppola, o óleo de cozinha usado em sua sede. O Projeto BioGama tem como finalidade despertar a consciência ambiental da população sobre os impactos do incorreto descarte do óleo residual.

→ Educação Lixo Zero – A Embaixada abrirá as portas uma vez por mês para visitação às iniciativas ambientais realizadas no local. As visitas terão duração de duas horas e serão direcionadas a estudantes de escolas públicas e privadas do Distrito Federal, com palestras e oficinas sobre compostagem.

A CERTIFICAÇÃO LIXO ZERO

A Certificação Lixo Zero é concedida, no Brasil, pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), que representa a Zero Waste International Alliance (ZWIA) aqui no país. Para obter essa certificação, a instituição/empresa precisa comprovar que destina mais de 90% de seus resíduos sólidos do aterro sanitário, por meio de práticas como a reciclagem, a compostagem e o correto encaminhamento dos resíduos. 

Em 2010, a Embaixada da Itália foi reconhecida como Embaixada Verde, por adotar diversas medidas em prol da diminuição do seu impacto ambiental, como o reaproveitamento de água e a troca de maquinários e equipamentos antigos com desempenho energético insatisfatório. Em abril de 2021, recebeu também a Certificação Lixo Zero. 

EMBAIXADA LIXO ZERO

A Embaixada da Itália em Brasília foi a primeira missão diplomática no mundo a receber a certificação “Lixo Zero” do Instituto Lixo Zero Brasil. Um conjunto de medidas garante que praticamente 100% dos resíduos orgânicos sejam destinados à composteira do complexo. O produto final é usado como fertilizante, dentro da Embaixada.

Os resíduos recicláveis e eletrônicos são doados a algumas cooperativas parceiras que, dessa forma, têm a oportunidade de gerar empregos e renda através da venda do material.

A Embaixada também aboliu o uso de copos plásticos, passando a ser “single-use plastic free”. Com a iniciativa, deixou de comprar 28 mil copos descartáveis por ano. Para o público, a Embaixada fornece copos compostáveis que, após o uso, são encaminhados para a composteira.

Localizada no meio da capital federal, a sede diplomática, que ocupa uma área de 25 mil metros quadrados, destina hoje menos de dois quilos de resíduos por dia para aterro sanitário. Antes do projeto, esse número chegava a 125 quilos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA E MODALIDADES DE INSCRIÇÃO

As iniciativas dos dias 31 de março  e 1º de abril serão abertas ao público, que deverá se inscrever para manifestar interesse e garantir a vaga.

Para ter acesso à programação do evento completa e conhecer as modalidades de inscrição, acesse o link https://linktr.ee/italyinbrazil

Post Anterior

Festival da Francofonia é aberto em Brasília

Próximo Post

Diplomata da Sérvia recebe honraria em reunião com a ABRAJINTER

Related Posts

Embaixadas

FIFA confirma Brasil como sede da próxima Copa do Mundo

17 de maio de 2025
Embaixadas

Jovens cientistas brasileiros são premiados na maior feira de ciências e engenharia do mundo

17 de maio de 2025
Embaixadas

Dia das Abelhas na Embaixada da Eslovenia

16 de maio de 2025
Embaixadas

Ex presidente da Finlândia é recebida em Brasília

16 de maio de 2025
Embaixadas

Concurso para Diplomata tem edital aberto

16 de maio de 2025
Embaixadas

Jogo amistoso entre Israel e Alemanha celebram 60 anos de relações diplomáticas

15 de maio de 2025
Please login to join discussion

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Acordos com China vão melhorar produtividade e competitividade da indústria, avalia secretário do MDIC

18 de maio de 2025

MAM é confirmado como sede da cúpula do Brics no Rio

18 de maio de 2025

China e América Latina e Caribe:avançar de mãos dadas com benefícios mútuos e ganhos compartilhados no caminho da nova industrialização

17 de maio de 2025

China e América Latina e Caribe: Uma Cooperação que Transcende Mares e Beneficia Povos

17 de maio de 2025

FIFA confirma Brasil como sede da próxima Copa do Mundo

17 de maio de 2025

Fim de semana no DF tem exposições, cinema, música e brincadeiras gratuitas

17 de maio de 2025

Rede de Universidades do Brics inclui 20 instituições brasileiras

17 de maio de 2025

Jovens cientistas brasileiros são premiados na maior feira de ciências e engenharia do mundo

17 de maio de 2025

Dia das Abelhas na Embaixada da Eslovenia

16 de maio de 2025

Ex presidente da Finlândia é recebida em Brasília

16 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »