A campanha, totalmente digital, é dirigida a jovens entre 18 e 25 anos e disponibiliza, em 34 países, interlocutores para uma conversa em francês em tempo real, via Whatsapp. O objetivo é incentivar os jovens a se aventurar no novo idioma e descobrir como a língua francesa pode ajudá-los a ir mais longe – nos estudos, na experiência de vida, na concretização de sonhos, no sucesso profissional.
#plusloin reúne o depoimento de pessoas que tiveram o apoio da língua francesa para chegar mais longe. Participam celebridades de várias nacionalidades, como a atriz e cantora de origem inglesa Jane Birkin e a coreógrafa e diretora espanhola Blanca Li, dentre tantas outras. Mas não só! A campanha apresenta também jovens anônimos com belas histórias de sucesso e superação.
Prazer, Kadjyna!
Kadjyna Aniceto cresceu na favela da Rocinha. Conseguiu uma bolsa de estudos na PUC do Rio de Janeiro. Formou-se em Engenharia Química com um duplo diploma em Engenharia de Processos, no Insa – Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Rouen, na França. Com o francês afiado, é responsável pela área de “business intelligence” da Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal.
Um bate papo em Francês pelo WhatsApp – Além de um site dedicado e dos posts nas redes sociais, a campanha disponibiliza um numero de WhatsApp – +33 6 99 82 13 75 – onde os interessados poderão entender um pouco mais sobre o alcance da língua francesa e as portas que o idioma pode abrir. Quem atende do outro lado é um residente do país, fluente em francês. Como a campanha é mundial, o dispositivo está disponível em seis idiomas: português, inglês, árabe, chinês, espanhol e russo!
A campanha #plusloin tem como objetivo mostrar que o francês é, numa escala internacional, uma língua moderna, acessível e que pode desvendar novas oportunidades profissionais. Só no Brasil, são cerca de 1.000 empresas francesas em operação.
A língua francesa – Atualmente, 300 milhões de pessoas falam francês em todo o mundo, segundo a Organização Internacional da Francofonia. A rede de Alianças Francesas congrega 830 escolas em 134 países, 34 delas estão no Brasil e reúnem cerca de 22 mil alunos. As Alianças são instituições sem fins lucrativos e uma parte das vagas é destinada a alunos carentes.
A campanha #plusloin acontece simultaneamente em 75 países. A primeira fase, que inclui a participação por WhatsApp, vai até o dia dois de outubro. #plusloin é desenvolvida pelo Instituto Francês, órgão encarregado da promoção da cultura francesa no exterior e visa também a acompanhar e apoiar o retorno das atividades em toda a rede de ensino do francês, impactada pela pandemia neste ano de 2020.