A Data Nacional do Chile foi comemorada em Brasília, ontem, 18 de setembro, na sede da embaixada, com a participação do Grupo Folclórico “Quinchamalí”, da cidade de São Paulo, que apresentou danças do vale central. Além disso, alunos da escola classe N º 46, de Ceilândia interpretaram os hinos nacionais do Brasil e do Chile. Na oportunidade, o embaixador Fernando Schmidt, agradeceu a presença de autoridades, empresários, outros convidados e comunidade chilena presente, referiu-se ao trabalho desenvolvido estes anos pelo governo do Chile e da embaixada procurando o fortalecer, dinamizar e intensificar as Relações bilaterais com o Brasil, Fernando Schmidt mencionou que vários encontros e reuniões têm acontecido aqui em Brasília e que os dois países seguem uma intensa agenda de acordos e cooperação.
Fiestas Patrias Chile – 18 de Septiembre
Setembro é o mês mais importante para o Chile e seu povo. Setembro é o mês de comemorar a independência do país com muita festa. Por isso o nome Fiestas Patrias Chile. Algo comparado ao carnaval brasileiro, tamanho é a espera do chileno por esse momento.
É também um motivo a mais para o povo demonstrar todo seu nacionalismo. Somente estando no Chile para entender o que o nono mês do ano, principalmente o dia 18 de setembro, significam para eles. Você irá reparar que todos os edifícios e casas terão uma bandeira hasteada. Até porque é uma ordem governamental sujeita a multa.
As festividades da independência chilena também é conhecida como Dieciocho, justamente por ser comemorada no dia 18. Portanto é mais comum ouvirmos as comemorações serem chamadas de Dieciocho, ou Fiestas Dieciocheras, do que Fiestas Patrias propriamente.
Fiestas Patrias Chile – 18 de Septiembre
A comemoração do Dieciocho não acontece apenas no dia 18 de setembro. Ela, normalmente, se inicia um final de semana antes. E se entende por dias e até uma semana depois. Na verdade, tudo depende do dia semana em que será o feriado. E esse é um dos motivos da comparação com o nosso carnaval, além da existência de festas populares com muita música.
A razão principal da festa é a comemoração do aniversário da Primeira Junta Nacional do Governo ocorrido nesta data em 1810. O que marcou a independência do Chile que, até então, era uma colônia da Espanha. O dia 19 de setembro ficou conhecido como o Dia das Glórias do Exército. Incorporou-se, assim, tal data à independência em uma única comemoração.
Por ser realizada perto do início da primavera no Hemisfério Sul, a celebração funciona para os chilenos como um festival de boas vindas a esta estação do ano. E um adeus ao frio do inverno e o início de dias mais quentes, longos e secos.