A embaixada da Índia em Brasília comemoro o dia nacional nacional do país em 15 de agosto. O Embaixador enfatizou rm seu discurso durante a recepção enfatizou a força das relações entre Índia e Brasil, salientando que a distância de quase 15 mil quilômetros não constitui barreira para o estreitamento estratégico entre as duas nações.
“Costumam dizer que Índia e Brasil estão separados por dois oceanos, mas acredito que eles nos unem, já que a água é um poderoso condutor de energia”, destacou Bhatia. O embaixador também falou das semelhanças entre os países no que se refere à extensão territorial, população e importância econômica, lembrando ainda que ambos são regimes democráticos consolidados que compartilham uma visão de futuro convergente.
Dinesh Bhatia recordou que a parceria estratégica entre os dois países foi oficializada em 2006, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e desde então se expandiu para áreas como comércio, investimentos, ciência e tecnologia, cooperação digital, medicina tradicional, energia, defesa, combate ao terrorismo, agricultura e mineração.
O diplomata classificou como “um marco” a recente visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, no âmbito da relação bilateral. Ele também ressaltou o compromisso da missão diplomática em aprofundar os laços entre Índia e Brasil. “Estou entusiasmado para colaborar com todas as esferas do governo federal e também com os estados brasileiros para ampliar essa cooperação. Reforçamos nossa equipe comercial para apoiar empresas indianas e brasileiras no fortalecimento dos vínculos econômicos, além de agilizar a concessão de vistos para turistas e empreendedores do Brasil”, afirmou.
A independência da Índia foi proclamada em 15 de agosto de 1947, após longos anos de mobilização liderada por personalidades históricas como Mahatma Gandhi, Jawaharlal Nehru e Sardar Patel.
O evento foi marcado por apresentações de danças indianas e pela gastronomia da Índia.