• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Turismo & Gastronomia

COP 29: MTur defende importância do turismo para o desenvolvimento sustentável global colaborativo

Convidada pelo Governo do Azerbaijão, a diretora Bárbara Blaudt ressaltou a contribuição do setor à valorização e ao fortalecimento de recursos naturais e culturais locais frente a mudanças climáticas

por Fabiana Ceyhan
16 de novembro de 2024
Reading Time: 3 mins read

A contribuição do turismo ao desenvolvimento sustentável global foi o tema da participação do Ministério do Turismo em painel sobre financiamento climático promovido pelo Governo do Azerbaijão nesta quarta-feira (14.11), na COP 29. A convite do Executivo local, a diretora de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do MTur, Bárbara Blaudt, defendeu ações conjuntas a fim de valorizar e fortalecer ambientes e comunidades ante impactos do clima.

A representante brasileira apontou a necessidade de colaboração multilateral para favorecer a conservação do planeta e melhores condições de vida aos povos. “Temos essa oportunidade no turismo, porque o turismo regenerativo, responsável, sustentável pode ajudar não só a conservação, mas a regeneração do ambiente e de comunidades. Estar aqui é uma ótima oportunidade de ver o que o Azerbaijão e todo o mundo estão fazendo e agirmos juntos”, frisou a diretora, que agradeceu ao Azerbaijão pela chance de expor iniciativas na área.

A promoção da sustentabilidade diante das mudanças climáticas é o foco da presença do Ministério do Turismo na Conferência do Clima deste ano. A “Casa Brasil”, estande montado em parceria com o Sebrae na “Green Zone” do evento, expõe atrativos do país e organiza palestras de vários órgãos do governo federal, abordando temas como infraestrutura, inovação, crédito, qualificação profissional e empreendedorismo (confira AQUI a agenda).

Na próxima semana, o ministro do Turismo, Celso Sabino, estará na COP 29 e representará o Brasil no diálogo frente as mudanças climáticas, além de posicionar Belém (PA) – sede da COP 30 de 2025 – e a Amazônia como destinos turísticos e símbolos de conservação ambiental a serem protegidos. A programação do MTur nas duas semanas do evento se alinha ao compromisso com o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

AVANÇOS – O fomento ao turismo sustentável tem rendido importantes reconhecimentos ao Brasil. Em 2023, a revista Forbes apontou o país como a melhor nação do mundo, entre 50 locais, para o ecoturismo, à frente de México e Austrália. Já neste ano, ranking do portal US News & World Report (EUA) indicou o Brasil como o melhor país do planeta para turismo de aventura, à frente de destinos como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia, destacando-se em critérios como o potencial de experiências inesquecíveis na natureza.

Em novembro de 2024, o Brasil foi destaque no 23° Wanderlust Reader Travel Awards, alcançando o posto de 2° destino mais desejável do mundo para vida selvagem e natureza, atrás apenas da África do Sul. No turismo de aventura, o portal US News & World Report elegeu o país como o melhor do globo no segmento. Ainda neste ano, 14 destinos brasileiros foram premiados pela organização holandesa Green Destinations, que elege, desde 2014, locais de destaque em áreas como preservação ambiental e inclusão social

ESTRUTURAÇÃO – De forma a reforçar iniciativas sustentáveis no segmento, o Ministério do Turismo, em parceria com outros órgãos do governo federal, promove, por exemplo, o mapeamento de comunidades indígenas que atuam no setor. O objetivo da iniciativa é identificar locais que desenvolvem atividades turísticas baseadas nos princípios do turismo de base comunitária, bem como catalogar e promover boas práticas.

Além disso, a Lei Geral do Turismo (LGT), sancionada neste ano pelo presidente Lula, inclui entre os objetivos na Política Nacional de Turismo o estímulo à participação e ao envolvimento de comunidades e populações tradicionais no desenvolvimento sustentável do setor. A LGT também define novas diretrizes à elaboração do Plano Nacional de Turismo. Entre elas, o turismo responsável, o turismo social e o turismo de base local.

Fonte: Ministério do Turismo

Tags: AmazôniaaventuraBárbara BlaudtBelémBrasilcomunidades indígenasconservação ambientalCOP-29EcoturismoempreendedorismoGreen Zone.inclusão socialinfraestruturainovaçãoLei Geral do Turismoministério do Turismomudanças climáticasnaturezaODSParisqualificaçãosustentabilidadeturismoturismo comunitárioturismo regenerativo
Post Anterior

Elie Saab leva estrelas para desfile em Riad

Próximo Post

Conhecendo a China com Fabiana Ceyhan

Related Posts

Turismo & Gastronomia

Azerbaijão Encanta Brasileiros: Destino Fascinante

27 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Oito vilas representarão o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo

23 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Goiás marca presença no Festival de Cannes com representação inédita

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Com presença de liderança da WTTC, Visit Brasil Summit discute a inteligência de dados na promoção internacional do Brasil

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Brasil e Quênia firmam parceria para promover o turismo entre os dois países

19 de maio de 2025
Turismo & Gastronomia

Fim de semana no DF tem exposições, cinema, música e brincadeiras gratuitas

17 de maio de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Kuwait e Arábia Saudita descobrem mais petróleo

28 de maio de 2025

Dia da Independência do Azerbaijão é celebrado em grande estilo

27 de maio de 2025

Atravessando Juntos o Vento e a Chuva: A Construção de uma Comunidade de Futuro Compartilhado entre a China e a América Latina – Práticas e Perspectivas Futuras

27 de maio de 2025

Bélgica terá novo embaixador no Brasil

27 de maio de 2025

Azerbaijão Encanta Brasileiros: Destino Fascinante

27 de maio de 2025

Brasília é a capital com maior inflação na cesta básica em 6 meses

27 de maio de 2025

Exposição Itinerante: Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira

26 de maio de 2025

Semana da Língua Alemã 2025 une países com o mesmo idioma e uma extensa agenda cultural

26 de maio de 2025

Saiba quais os países estão sem Embaixadores no Brasil

26 de maio de 2025

Fórum Parlamentar do BRICS tem 22 delegações confirmadas

26 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »