por ocasião do feriado nacional do Cazaquistão, o Dia da República, foi realizado no Teatro Nacional Claudio Santoro da capital brasileira um show do trio «FORTE TRIO» do Cazaquistão, apresentando ao público brasileiro e estrangeiro uma imagem única da cultura musical do Cazaquistão.
A alta habilidade do trio composto pelo artista honrado do Cazaquistão, o fundador do trio Timur Urmancheev (piano), laureados dos concursos internacionais Murat Narbekov (violoncelo) e Maksat Zhusupov (violino) correspondeu às expectativas do público.
Em seu discurso de boas-vindas, o Embaixador do Cazaquistão Bolat Nussupov parabenizou ao público com o feriado do Estado do Cazaquistão, o Dia da República, e delineou as iniciativas estratégicas da liderança do país para um maior desenvolvimento e fortalecimento do Estado do Cazaquistão.
A apresentação pelo «FORTE-TRIO» das peças clássicas de alto nível causou uma impressão única no público local. As obras «Kerogly» de autor cazaque Arman Zhaiyim e «Yapurai» de Adilzhan Tolykpayev foram apresentadas pela primeira vez, assim como composições famosas do Antonin Dvorak e Ludwig van Beethoven.
O turnê do trio pelas cidades brasileiras continuará até 31 de outubro. Os próximos locais onde serão realizadas as apresentações são o renomado Teatro do Paz (Belém, 28 de outubro) e o Teatro Goiânia (Goiânia, 31 de outubro). Anteriormente, no dia 19 de outubro, os artistas se apresentaram com sucesso no Salão Leopoldo Miguez, no Rio de Janeiro.
O «FORTE TRIO» é um famoso grupo instrumental de câmara cazaque, que atua sob a direção de Timur Urmancheyev, Artista Destacado do Cazaquistão. O trio é membro da Organização de Concertos Estaduais «Roza Baglanova» do Ministério da Cultura e Esportes da República do Cazaquistão. O grupo apresenta sua arte nos melhores locais de concertos do mundo e fortalece o status internacional do Cazaquistão como líder do espaço eurasiático.