Estão abertas até 15 de abril de 2026 as inscrições para o Edital nº 21/2025, do Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC) – CAPES/DFG. Lançada pela CAPES/MEC na quarta-feira, 12 de novembro, a seleção abarcará até 10 propostas conjuntas de pesquisa entre Brasil e Alemanha.
Serão apoiados até cinco projetos na área de Direito e até cinco na de Engenharia de Produção e Tecnologia de Manufatura. Todos terão duração de até quatro anos. O valor máximo previsto é R$ 12,7 milhões, para financiar bolsas, manutenção dos projetos, missões de trabalho e participação no Fórum Anual.
As propostas devem ser apresentadas pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). A divulgação do resultado está prevista para 30 de novembro de 2026, com início dos projetos para janeiro de 2027.
Fruto de parceria com a Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), o PIPC – CAPES/DFG é voltado ao fortalecimento da cooperação, da formação e da ampliação das redes de pesquisa entre brasileiros e alemães, além da mobilidade de alunos, professores e pesquisadores dos dois países.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: CAPES






































































