Por ocasião do 180º aniversário do grande poeta, filósofo e fundador da literatura nacional cazaque Abai Kunanbaiuly, foi realizada na Biblioteca Nacional do Brasil a apresentação da edição brasileira da obra “O Livro das Palavras” em língua portuguesa.
O evento foi organizado pela Embaixada do Cazaquistão no Brasil em cooperação com o Fórum de Amizade “Cazaquistão-Brasil” e a Biblioteca Nacional da capital brasileira. Participaram da apresentação representantes dos círculos intelectuais do Brasil, do corpo diplomático e da mídia local.
Durante a cerimônia, fizeram discursos de boas-vindas o Presidente da União Planetária do Brasil e ex-senador, Ulysses Riedel de Resende, bem como o Secretário Executivo de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal, Paulo César Chaves e o Subsecretário do Patrimônio cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
O diretor executivo da Sociedade de Amizade “Cazaquistão-Brasil” e tradutor da obra de Abai “O livro das Palavras”, professor da Universidade Fluminense, Edélcio Américo, apresentou um relatório detalhado sobre a história da literatura cazaque e os fundamentos filosóficos expressos na obra do Grande Abai.
Os participantes brasileiros demonstraram grande interesse pela vida e obra de Abai Kunanbaiuly, destacando que seus escritos capturam o espírito de sua época, característico da civilização das estepes e da formação da identidade nacional do povo cazaque. Também foi destacada a singularidade da inauguração do primeiro monumento a Abai no continente americano, localizado no bairro do Leblon, na cidade do Rio de Janeiro – símbolo da união espiritual entre os povos do Cazaquistão e do Brasil.
O ponto alto cultural da noite foi a apresentação da obra de Abai “Kozimnіn qarasy” e da melodia nacional “Dudaray”. De acordo com as tradições da hospitalidade cazaque, os convidados do encontro literário foram recebidos com um dastarkhan festivo com pratos típicos da culinária nacional do Cazaquistão.
A obra “O Livro das Palavras” de Abai foi relançada em português no Brasil como parte do projeto “Biblioteca Cazaque no Brasil”, em comemoração ao 180º aniversário do grande poeta. Até o momento, no âmbito deste projeto, já foram publicados no Brasil três volumes da trilogia “Os Nômades” de Ilyas Esenberlin, dedicada à história e à formação do primeiro Estado cazaque.