Desinformação no Brasil: um desafio global
No dia 22 de maio, o Instituto Cervantes de Brasília organiza uma mesa redonda para discutir os desafios específicos que o Brasil enfrenta na luta contra a desinformação, explorar as estratégias utilizadas pelos autores responsáveis pelas notícias falsas e analisar como a comunidade, os meios de comunicação e as instituições podem colaborar para frear a sua propagação.
A mesa redonda será moderada por Álvaro Medina, chefe de conteúdo da empresa espanhola Prodigioso Volcán, jornalista e comunicador audiovisual, e contará com a participação de Natalia Leal, jornalista e CEO da Agência Lupa, onde lidera uma equipe de mais de 30 jornalistas dedicados a contrastar informações, e Laura Scofield, jornalista e repórter em Brasília da Agência Pública.
Lugar: Instituto Cervantes
SEPS 707/907 CEP: 70390-078 Brasília
Data: 22/05/2025, das 18:00h e às 19:30h
A atividade é presencial, com entrada franca, sem necessidade de inscrição prévia. Também será transmitida no canal do Youtube do Instituto Cervantes de Brasília:
“Noticias falseadas”: o poder da mentira
Com o apoio de painéis com textos, infográficos e fotografias, além de uma projeção e telas audiovisuais, os visitantes da exposição poderão descobrir, de forma lúdica, como as notícias falsas evoluíram desde a Roma antiga até se tornarem uma arma poderosa na era digital. Terão a oportunidade de analisar o impacto da desinformação na sociedade, na política e na economia, e de explorar as intenções por trás das notícias falsas, que vão desde a geração de caos até o lucro. A exposição convida a refletir sobre nossa vulnerabilidade à desinformação e oferece ferramentas para combatê-la, incentivando o pensamento crítico.
Lugar: Instituto Cervantes
SEPS 707/907 CEP: 70390-078 Brasília
Data: De 22/05/2025 a 20/07/2025
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Entrada franca, sem necessidade inscrição prévia.
O Instituto Cervantes de Brasília
O Instituto Cervantes é a entidade oficial, sem ânimo de lucro, criada pelo Governo da Espanha em 1991. Sua missão é promover o ensino do espanhol e das línguas co oficiais da Espanha, assim como contribuir para a difusão da cultura dos países hispano falantes no mundo. O Instituto Cervantes tem 100 centros em 50 países, e mais de 130.000 estudantes ao ano.
O Instituto Cervantes de Brasília ocupa-se da difusão da cultura espanhola e hispano-americana. Contamos com a colaboração de instituições, empresas e organismos públicos e privados, espanhóis e de outros países. Em nosso programa cultural oferecemos atividades relacionadas com Cinema e Audiovisuais; Literatura e Pensamento; Artes Plásticas e Arquitetura; Música, Teatro e Dança; Ciência e História.
Oficina de Comunicación/ Escritório de Comunicação e Imprensa
Embaixada da Espanha
Avda das Nações 811, lote 44
70429-900 BRASILIA DF
Fonte: Embaixada da Espanha.