• HOME
  • SOBRE NÓS
  • AMÉRICAS
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • O Mundo Na TV
  • Brasil
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
No Result
View All Result
O Mundo Diplomático
No Result
View All Result
Home Diplomacia Ambiental

Especial: Tripulação chinesa resgata seis náufragos na costa do Brasil

por Fabiana Ceyhan
24 de março de 2025
Reading Time: 4 mins read

Cinco brasileiros e um holandês foram resgatados no mar por uma tripulação chinesa de um navio cargueiro de bandeira liberiana, na costa do estado de Sergipe, no nordeste do Brasil. Os náufragos passaram vários dias à deriva.

“Foi uma sensação de voltar a viver, uma sensação de que Deus nos deu outra oportunidade para continuar neste mundo. Encontramos a tripulação chinesa e eles nos salvaram”, disse nesta sexta-feira à Xinhua o empresário brasileiro Marcelo Bellas Silva Novo, cujo barco pesqueiro de polvo naufragou na madrugada de 15 de março.

O empresário se deslocava com seu novo barco pesqueiro desde Itajaí, porto no sul do Brasil, no estado de Santa Catarina, rumo a um estaleiro no estado do Rio Grande do Norte, acompanhado por quatro brasileiros e um amigo turista holandês que havia participado do Carnaval no Rio de Janeiro no início de março e pediu para embarcar para conhecer outras regiões do país.

A viagem começou em 4 de março e tinha como meta um percurso de 2.700 quilômetros. No entanto, ao chegarem à altura do estado de Sergipe, ondas provocadas por uma tempestade romperam parte do casco da embarcação, obrigando a tripulação a trabalhar durante cinco dias no alto mar retirando a água que invadia o barco.

“Todos os sistemas eletrônicos e de rádio foram queimados, queríamos que alguém nos visse, mas a luz de sinalização do barco era muito fraca. Não conseguimos nos comunicar com a Marinha do Brasil nem com outros barcos. Estávamos desesperados”, relatou Bellas.

Com o barco parcialmente submerso e prestes a afundar, os tripulantes decidiram abandoná-lo e embarcar nos botes salva-vidas na madrugada de sábado, em meio à forte agitação marítima.

“Na madrugada de sábado avistamos uma luz ao longe e começamos a enviar sinais com as luzes de emergência do bote. O capitão chinês viu as luzes e se aproximou para nos salvar. Subimos a bordo da embarcação e nosso amigo holandês conseguiu se comunicar em inglês com eles para explicar a situação”, contou o proprietário do barco pesqueiro.

Bellas Silva Novo e sua tripulação foram resgatados pelo navio cargueiro de nome Amis Unicorn, que já havia recebido um aviso sobre o naufrágio por meio de uma comunicação prévia.

Todos os tripulantes do cargueiro são marinheiros chineses a serviço da empresa Wuhan Xinyusheng Crew Management Co., Ltd.

O capitão informou imediatamente a situação ao proprietário do navio, ao afretador e à empresa gestora do cargueiro, através de telefone via satélite, informando que a embarcação poderia interromper sua rota para realizar uma missão de resgate de emergência.

Dessa forma, o Amis Unicorn foi autorizado a priorizar a vida humana e realizar a operação emergencial.

Bellas Silva Novo, que também é músico e já teve um centro de distribuição de bebidas no Rio de Janeiro, comprou o barco no sul do Brasil com o objetivo de se dedicar à pesca de polvo e levá-lo a um estaleiro no Rio Grande do Norte para manutenção.

Segundo ele, o barco não apresentava problemas mecânicos, mas sofreu avarias estruturais devido ao mar agitado.

“Nos deram comida e bebida, nos acolheram durante toda a semana e isso é algo que nunca esquecerei. Obviamente, vou mudar de ramo no meu empreendimento”, acrescentou.

O navio Amis Unicorn entrou em contato com o serviço de emergência marítima (MRCC) e chegou nesta sexta-feira ao Porto de Santos, o maior da América Latina e do Brasil, localizado no estado de São Paulo.

Após a confirmação do resgate, o MRCC expressou seu agradecimento à tripulação chinesa.

O empresário brasileiro relatou que o resgate lhe trouxe um grande sentimento de gratidão para com os chineses, e que, já a bordo do navio, conseguiram comunicar aos familiares e amigos que estavam salvos.

“Levaremos essa amizade com os chineses para toda a vida. Estou muito agradecido porque eles salvaram a vida de todos nós”, declarou Bellas Silva Novo nesta sexta-feira, ao desembarcar no Porto de Santos.

O capitão do navio que realizou o resgate, Huang Yongchao, de 43 anos, declarou à Xinhua: “Minha reação imediata foi que precisávamos salvá-los, independentemente de qual país fossem. Tenho convicção de que qualquer pessoa, ao ver uma situação dessas, também prestaria ajuda. Além disso, sinto que, como tripulante chinês, tenho a responsabilidade de agir imediatamente para resgatá-los e garantir sua segurança o quanto antes.”

Com experiência em navegação internacional desde 2006, o capitão explicou que os resgatados receberam meios para entrar em contato com suas famílias.

“Lembro que, do outro lado de algumas ligações, ouvíamos os soluços dos familiares. Naquele momento percebi que realmente havíamos feito algo importante. Se não tivéssemos chegado a tempo, poderíamos ter perdido várias vidas – e com elas a felicidade de várias famílias”, explicou.

O capitão afirmou ainda que, se no futuro se deparar com uma situação semelhante, não hesitará em tomar a mesma decisão.

“Porque no mar, todos se ajudam, independentemente do país de origem ou da profissão. Devemos sempre estender a mão a quem está em dificuldade. Meu desejo é que todas as pessoas que trabalham no mar possam retornar para casa com segurança”, concluiu.

Fonte: Portuguese News

Tags: Amis UnicornAmizadebarco pesqueirobote salva-vidasBrasilcapitãochinesescomunicaçãoemergênciagratidãomar agitadoMRCCNáufragosnaviooceanoPorto de SantosresgatesegurançasergipesobrevivênciasocorrosolidariedadetempestadetripulaçãoWuhan Xinyusheng
Post Anterior

Ministro brasileiro de Minas e Energia defende cooperação energética inclusiva e sustentável entre BRICS

Próximo Post

Embaixada da Coreia do Sul abre suas portas para estudantes da rede pública

Related Posts

Diplomacia Ambiental

Kuwait e Arábia Saudita descobrem mais petróleo

28 de maio de 2025
Diplomacia Ambiental

Diplomatas visitam AgroBrasília e se surpreendem com setor no DF

23 de maio de 2025
Diplomacia Ambiental

Wellington Dias debate combate à fome com o ministro da Agricultura e Recursos Animais de Ruanda

20 de maio de 2025
Diplomacia Ambiental

Desmatamento no Brasil caiu 32,4% em 2024

18 de maio de 2025
Diplomacia Ambiental

Missão a Angola: empresários brasileiros do agro se comprometem com proposta de parceria

12 de maio de 2025
Diplomacia Ambiental

AgroBrasília 2025 aposta em tecnologia para alavancar pequenos e grandes produtores

12 de maio de 2025

Pesquisar

No Result
View All Result

Últimas Notícias

Kuwait e Arábia Saudita descobrem mais petróleo

28 de maio de 2025

Dia da Independência do Azerbaijão é celebrado em grande estilo

27 de maio de 2025

Atravessando Juntos o Vento e a Chuva: A Construção de uma Comunidade de Futuro Compartilhado entre a China e a América Latina – Práticas e Perspectivas Futuras

27 de maio de 2025

Bélgica terá novo embaixador no Brasil

27 de maio de 2025

Azerbaijão Encanta Brasileiros: Destino Fascinante

27 de maio de 2025

Brasília é a capital com maior inflação na cesta básica em 6 meses

27 de maio de 2025

Exposição Itinerante: Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira

26 de maio de 2025

Semana da Língua Alemã 2025 une países com o mesmo idioma e uma extensa agenda cultural

26 de maio de 2025

Saiba quais os países estão sem Embaixadores no Brasil

26 de maio de 2025

Fórum Parlamentar do BRICS tem 22 delegações confirmadas

26 de maio de 2025

SOBRE NÓS

Somos jornalistas profissionais, poliglotas e trabalhamos com ética e respeito aos organismos Internacionais no Brasil e em Brasília. Nossas notícias são diárias e você poderá ter acesso ao mundo e suas relações com o Brasil acessando o nosso canal no You Tube e em nosso site.

Leia Mais
Facebook Instagram Youtube Twitter

© 2023 O Mundo Diplomático

No Result
View All Result
  • BRICS
  • Ásia
  • Américas
  • Europa
  • Brasil
  • O Mundo Na TV
  • Embaixadas
  • Turismo & Gastronomia
  • Diplomacia Ambiental
  • Diplomacia Política
  • Negócios

© 2023 O Mundo Diplomático

Translate »