O Dia do Rei foi celebrado em uma recepção na Embaixada da Bélgica em Brasília, no dia 06 de novembro.15 de novembro é a data da celebração oficial na Bélgica. Participaram do evento representantes do corpo diplomático internacional, autoridades brasileiras, belgas e amigos do país.
A culinária Belga, incluindo chocolates, cerveja e batatas fritas fez sucesso entre os convidados.
O Embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes, iniciou o seu discurso desejando os melhores votos á monarquia ao Rei Felipe e a Rainha Matilde e falou sobre conquistas da Bélgica que assumiu a presidência rotativa do Conselho da União Europeia .
“No final de um ciclo legislativo da UE, a Bélgica conseguiu concluir, com sucesso, vários dossiês importantes para o futuro da União e para a prosperidade, a segurança e o bem-estar dos cidadãos europeus”. disse o Embaixador
Visita Real ao Brasil
Claes informou aos presentes que de 24 a 30 de novembro, uma missão econômica belga visitará o Brasil. Liderada pela Princesa Astrid da Bélgica, como representante de seu irmão, o Rei Filipe, ministros , funcionários de vários ministérios e diretores de universidades belgas. A grande delegação vai se encontrar com autoridades brasileiras em várias esferas.
Relações comerciais sólidas
Sobre o comércio bilateral, Peter Claes informou que em 2023 os negócios chegaram a um total de 7,3 bilhões de euros, com superávit em favor da Bélgica de 2,7 bilhões de euros. “Os investimentos belgas no Brasil continuam a fortalecer a força das indústrias e serviços brasileiros”, disse.
O Diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores do Itamaraty, Ministro Flávio Celio Goldman informou em seu discurso que empresas belgas têm desempenhado um papel vital na industrialização brasileira, contribuindo para as estruturas chaves da economia brasileira.
“A expressiva comunidade brasileira na Bélgica, composta por cerca de 50 mil pessoas e os milhares de belgas residentes no Brasil, são testemunhos vivos da fortificação de nossos povos. Essa interação enriquece nossas sociedades e promove um intercâmbio fluido que merece ser celebrado e incentivado”.
Segundo Goldman, desde o início do século XX, empresas belgas têm desempenhado um papel importante na industrialização brasileira, , “A expressiva comunidade brasileira na Bélgica, composta por cerca de 50 mil pessoas e os milhares de belgas residentes no Brasil, são testemunhos vivos da fortificação de nossos povos. Essa interação enriquece nossas sociedades e promove um intercâmbio fluido que merece ser celebrado e incentivado”.