A Suíça assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) em outubro deste ano, Na ocasião a representante permanente da Suíça junto da ONU, Pascale Baeriswyl, promoveu uma conferência de imprensa onde declarou: “Reconhecemos que estamos a assumir este mandato num momento de grandes tensões. Existem riscos muito graves em várias regiões do mundo”.Sublinhando que o CSNU deve fazer um melhor trabalho na prevenção de conflitos, Baeriswyl afirmou que devem ser ouvidas diferentes vozes e que os parceiros devem atuar neste contexto.
A Embaixada da Suiça no Brasil, promoveu, nesta semana, um evento em Brasília, para comemorar a presidência , os 75 anos da convenção de Genebra de 1949 e a presidência no conselho.
A Convenção de Genebra supervisionada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha é a base do direito internacional humanitário e tem como objetivo, proteger as vítimas de conflitos armados , como civis, feridos , prisioneiros de guerra, trabalhadores humanitários e profissionais de saúde.
O Secretário de Estado de relações exteriores da Suiça, Alexandre Fasel,recepcionou convidados ao lado do Embaixador Pietro Lazzeri. Fasel esta em visita ao Brasil,para consultas políticas com o alto escalão do Itamaraty. Segundo ele, em conversa com o Brasília in foco, as consultas foram acerca de sustentabilidade, ciência, e também questões globais e regionais, incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia. ” Estamos comprometidos com a promoção da paz , dialogo e respeito as resoluções da ONU.
Ao final do evento na Embaixada, o secretário também conversou com jornalistas, que abordaram vários temas, inclusive a necessidade de segurança nuclear no mundo, guerra na Ucrânia. Fasel afirmou que esteve no Brasil em março com Celso Amorim, para convida-lo para ser a voz do sul global para que mantenha as afirmações feita em Davos sobre a agressão da Rússia á Ucrânia. Um dos temas das consulta também foram negócios bilaterais.
O Embaixador Pietro Lazzeri, falou da importância da amizade entre Brasil e Suiça e das relações bilaterias em várias áreas e agradeceu a presença das autoridades e amigos da Suiça.