Em 28 de maio, começa um ciclo de cinema que integra a ampla programação cultural dedicada à comemoração dos 50 anos do 25 de abril em Brasília.
Como programa paralelo à exposição “Revoluções: Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974), de Uliano Lucas, em cartaz no Museu Nacional da República, bem como à exposição “Arte no Jardim”, em cartaz na Embaixada de Portugal, exibimos “OPERAÇÃO ANGOLA: FUGIR PARA LUTAR”, de Diana Andringa, no dia 28 de maio, às 18h, no Auditório Camões – Embaixada de Portugal em Brasília.
Sobre o filme:
OPERAÇÃO ANGOLA: FUGIR PARA LUTAR
Portugal/Moçambique | 2015 | 115min | Doc de Diana Andringa
Em Junho de 1961, cerca de 60 estudantes das então colónias portuguesas – entre os quais os ex-presidentes de Cabo Verde e Moçambique, Pedro Pires e Joaquim Chissano, e os ex-primeiros-ministros de Angola e Moçambique, Fernando Van Dunen e Pascoal Mocumbi – fugiram clandestinamente de Portugal, onde se encontravam, para escapar à repressão pela polícia política da ditadura portuguesa, a PIDE, evitar a mobilização militar ou juntar-se aos movimentos de libertação.
Exposições:
REVOLUÇÕES
Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)
Fotografias de Uliano Lucas
14 de maio – 7 de julho
Galeria 2 – Museu Nacional da República
Serviço:
Aberto ao público: De terça a domingo, da 09h às 18h30
Entrada gratuita
ARTE NO JARDIM
8 de maio – 17 de outubro
Embaixada de Portugal – SES Quadra 801 Lote 02
Serviço:
Aberto ao público: Todas as quintas e sextas-feiras, das 11h30 às 16h30 e primeiro sábado de cada mês, das 11h30 às 16h30
Visitas educativas: Às quartas-feiras a exposição oferece programa de visitas educativas que são agendadas previamente. Para mais informações: contato@tuia.art.br
Visitas para grupos: Visitas guiadas para grupos a partir de 4 pessoas, mediante agendamento prévio. Para mais informações: ccp-brasilia@camoes.mne.pt; e instagram: @camoes_brasil.
Entrada gratuita: É preciso apresentar documento de identificação para entrar no local.
Fonte: Objeto Sim.