A embaixada da Suécia celebrou o fato de o país se tornar o 32º membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Em publicação nas redes sociais, destacou uma foto, da bandeira sueca sendo hasteada nesta segunda-feira (11) na sede em Bruxelas, em mais uma cerimônia que oficializa a adesão do país à aliança militar.
A publicação disse que se tratava de “um dia histórico”, acompanhada pela hashtag #WeareNATO (#SomosOTAN).
A bandeira sueca sendo hasteada na sede da OTAN em Bruxelas. Um dia histórico! #WeAreNATO https://t.co/4vivRqeUoJ
— Suécia no Brasil 🇸🇪🇧🇷 (@SwedeninBR) March 11, 2024
“A entrada da Suécia mostra que a porta da Otan continua aberta, ninguém pode fechá-la, cada nação pode escolher o seu próprio caminho e nós escolhemos o da democracia”, declarou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, durante o evento.
Ele destacou que “a Suécia ocupou o lugar que lhe corresponde na mesa da Otan sob o escudo de proteção do Artigo 5º” do tratado constitutivo da aliança, sobre defesa recíproca. Essa, afirmou Stoltenberg, é “a garantia máxima de liberdade e segurança. Um por todos e todos por um”. “A Suécia foi um associado durante muito tempo. Agora, é um membro da aliança, com todos os benefícios e responsabilidades que isso acarreta”, afirmou.
O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, agradeceu o empenho da Aliança para que o país pudesse integrar o grupo. “Somos humildes, mas também temos orgulho. Sabemos que as expectativas para a Suécia são altas, mas também temos grandes expectativas para nós próprios”, disse Kristersson aos jornalistas. “Compartilharemos fardos, responsabilidades e riscos com os nossos aliados”, garantiu.