A embaixada da China no Brasil e o Grupo de Mídia da China (CMG, na sigla em inglês) realizaram em conjunto, no dia 16 de junho, uma atividade de experiência cultural intitulada “Festa Junina se encontra com Festival do Barco do Dragão”, a fim de celebrar as festas tradicionais importantes dos dois países que acontecem nesta época. O evento atraiu a participação de cerca de 200 professores e alunos de dez universidades brasileiras, e contou com a presença do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.
O embaixador ressaltou que o Festival do Barco do Dragão e a Festa Junina representam heranças culturais da China e do Brasil, e sua celebração reflete a busca comum dos povos dos dois países por uma vida melhor. Hoje em dia, o destino de todos os países está intimamente ligado, reforçando a importância dos intercâmbios e do aprendizado mútuo entre diferentes civilizações. A parte chinesa está disposta a implementar os consensos importantes alcançados pelos chefes de Estado dos dois países durante a visita do presidente Lula à China e estreitar a cooperação em educação e cultura, consolidando a base popular para o relacionamento bilateral.
Durante a atividade, os diplomatas da Embaixada e os professores e alunos brasileiros participaram de uma série de atividades culturais, como caligrafia, arte do chá, apresentações de kung-fu, confecção de lanternas e apresentações folclóricas.
As informações são da Rádio China Internacional.