A Embaixada do Uruguai convida a comunidade brasiliense para celebrar os 200 anos de independência do país, no próximo 25 de agosto, com uma série de eventos que destacam os valores democráticos, a convivência pacífica, o respeito às instituições e o compromisso com os direitos humanos.
Almoço comemorativo com gastronomia uruguaia
No domingo, 24 de agosto, das 12h às 15h, o San Marco Hotel (SHS Q. 05 Bloco C – Setor Hoteleiro Sul) recebe um almoço especial em homenagem ao Bicentenário. O cardápio, assinado pelo chef uruguaio Sebastián Barcos, representante do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), e pelo chef brasileiro André Rabelo, oferece degustação de cordeiro, cortes nobres de carne bovina, vinhos uruguaios e sobremesas típicas, incluindo o tradicional doce de leite.
Durante o almoço, os convidados poderão apreciar um show virtual de Ruben Rada, músico uruguaio, e uma apresentação ao vivo do grupo Rueda de Candombe, com tambores e ritmos que celebram a cultura afro-uruguaia. O valor por pessoa é de R$ 155 + 10% (bebidas não inclusas), sendo cortesia para crianças até 10 anos. O restaurante La Gôndola, localizado na cobertura do hotel, oferece estacionamento privativo por R$ 10. Reservas podem ser feitas pelo telefone (61) 99382-0072.
Rueda de Candombe no Eixão do Lazer
Ainda no domingo, a partir das 15h30, o grupo uruguaio Rueda de Candombe se apresenta no tradicional “Choro no Eixo” (Eixão do Lazer | 207 Norte). O evento, gratuito e aberto ao público, reúne seis músicos em uma roda que combina candombe e samba, criando uma festa popular com música, dança e interação com a plateia. Entre os artistas estão Alejandro Luzardo e Rolo Fernández (violões), Hernán Peyrou (sanfona), Diego Paredes (tambor piano), Claudio Martínez (tambor repique) e Darío Terán (tambor chico). A produção fica a cargo de Caleb Amado, com técnica de som de Juan Manuel Cola.
Como parte das comemorações, na segunda-feira, as luzes da Torre de TV, do Museu Nacional e da Biblioteca Nacional serão iluminadas em homenagem ao Uruguai, com o apoio da SERINTER e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
*Com informações da Embaixada do Uruguai no Brasil.