O Ministério do Turismo do Uruguai firmou um acordo com a SUA Airlines, com o objetivo de estabelecer uma colaboração que visa promover o país como um destino turístico de destaque. O ministério busca incentivar atividades privadas e participar de projetos de promoção, tanto no exterior quanto em território nacional.
O Ministro do Turismo, Pablo Menoni, destacou a importância da conectividade aérea, que atualmente é considerada uma fraqueza no Uruguai.
“É muito limitada. Portanto, ter uma companhia aérea com bandeira uruguaia em um futuro próximo e apoiar essa iniciativa com este memorando de entendimento é extremamente importante. Queremos que turistas venham, principalmente para esta região, e tenham mais opções do que têm hoje”, afirmou Menoni.
Por sua vez, a SUA Airlines manifestou interesse em estabelecer operações regulares, tanto nacionais quanto internacionais, na República Oriental do Uruguai, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da conectividade aérea regional e internacional.
O presidente e CEO da SUA, Antonio Rama, ressaltou que um dos pontos mais importantes integrados ao acordo de colaboração é não apenas a promoção do Uruguai como destino, mas também a colaboração com instituições acadêmicas do país, como universidades e escolas técnicas de aviação, visando a formação de profissionais no setor aeronáutico.
O acordo entre o Ministério do Turismo e a SUA Airlines compromete as partes a iniciar ações promocionais e de desenvolvimento específicas para facilitar o acesso ao Uruguai, especialmente por meio de rotas aéreas diretas, aumentando assim a atratividade do país como destino turístico. A expectativa é que isso resulte em um aumento no número de turistas, especialmente provenientes de países como Argentina, Brasil, Chile e Paraguai.
A previsão é que o voo inaugural ocorra entre maio e junho de 2026, marcando um novo capítulo na conectividade aérea do Uruguai. A SUA planeja operar com jatos Airbus A220, modelo de aeronave que concorre diretamente com os E-Jets da Embraer.
Fonte: Aeroin