O Brasil é o país convidado para ser o principal destino internacional na edição de 2025 da Vitrina Turística da ANATO. Após hiato em 2024, os destinos brasileiros retornam em lugar de destaque à maior feira de turismo da Colômbia e uma das mais importantes da América Latina. Com estratégias focadas em fortalecer os mercados colombianos e sul-americano, a Vitrina Turística é a oportunidade para o Brasil apresentar a diversidade e sustentabilidade dos seus destinos turísticos, experiências culturais e gastronômicas autênticas, além de estabelecer parcerias estratégicas.
A 44ª edição da Vitrina Turística da ANATO reunirá mais de 50 mil representantes do trade turístico entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2025, em Bogotá, na Colômbia. O convite para o retorno do Brasil ao evento foi feito pela Associação Colombiana de Agências de Viagens e Turismo (ANATO) à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
“O Brasil volta a participar da ANATO para reforçar as nossas ações de promoção no nosso continente. Estamos unidos aos países da América Latina não apenas pelo território, mas pelos laços culturais e de fraternidade entre nossos povos. A ampliação do turismo dentro de nosso continente é uma prioridade do presidente Lula. Por isso, nossa atuação está focada em fortalecer parcerias, promover a diversidade de destinos que temos em nosso país e ampliar a troca de experiências com a Colômbia e outros países da região”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Em um dos principais pontos da feira, o estande do Brasil apresentará todo o seu potencial turístico, oferecendo experiências imersivas e apresentações culturais. Como coexpositores, destinos qualificados e operadores estarão focados em reuniões de negócios para atrair investimentos e colaborações para o turismo brasileiro. O objetivo é combinar a oferta de destinos dos segmentos sol e praia e natureza com experiências de imersão na cultura e gastronomia do país, proporcionando aos colombianos vivências autênticas nos diversos destinos brasileiros.
A Embratur também participa, junto ao trade turístico da Colômbia que vende o destino Brasil, do Comitê Descubra Brasil, facilitando o diálogo com o mercado e apoiando ações em conjunto para a promoção dos destinos brasileiros no país latino.
“A presença do Brasil como destino internacional destacado na próxima edição do evento representa uma estratégia muito importante para otimizar o potencial de promoção e projeção que o país possui, além de fortalecer as relações com a Colômbia. Sem dúvida, este é o melhor cenário para conhecer mais da oferta turística brasileira, além da tradicional, assim como para que eles conheçam mais sobre a nossa. Esperamos que, com a participação do país vizinho como destino internacional de destaque, surjam inúmeras oportunidades de negócios”, almeja Paula Cortés Calle, presidente executiva da ANATO.
Turismo na América do Sul
Mercado estratégico para o turismo brasileiro, a América do Sul é o continente que mais emite viajantes aos destinos do país. Entre janeiro e outubro de 2024, o número de chegadas de sul-americanos foi 3.171.740, contra 2.896.730 no mesmo período de 2023, registrando um crescimento de 9,49%. A Colômbia ocupa lugar de destaque entre os países sul-americanos. Mais de 104,1 mil colombianos visitaram os destinos brasileiros entre janeiro e outubro deste ano, aumentando em 11,99% a quantidade de viajantes de 2023 (92,9 mil).
Sobre a Vitrina Turística da ANATO
A Vitrina Turística é um evento organizado pela ANATO desde 1982 e se consolidou como a feira do segmento turístico mais importante da Colômbia. A edição de 2025 contará com 1,2 mil expositores de mais de 32 países, além de mais de 50 mil visitantes do trade turístico. Mais de 22 mil reuniões já foram pré-agendadas, garantindo oportunidades de fechar negócios no evento.
Fonte: Embratur