Quatro locais de irrigação chineses foram reconhecidos como Estruturas de Irrigação de Patrimônio Mundial (WHIS, em inglês), de acordo com o Ministério dos Recursos Hídricos.
Concedida pela Comissão Internacional de Irrigação e Drenagem (ICID) na quinta-feira, as inclusões do Sistema de Irrigação Tongjiyan, Sistema de Irrigação e Drenagem Duotian de Xinghua, Programa de Irrigação Songgu e Terraços Shangbao de Chongyi elevaram o número total de projetos de irrigação chineses na lista WHIS para 30.
“A China, entre todos os países, tem os mais diversos tipos de projetos históricos de irrigação, com a maior distribuição e os melhores benefícios de irrigação”, disse Chen Mingzhong, funcionário do Ministério dos Recursos Hídricos.
Com sua estrutura localizada na confluência de três rios na cidade de Chengdu, Província de Sichuan, sudoeste da China, o Sistema de Irrigação Tongjiyan tem o maior e mais antigo açude móvel da história chinesa. Hoje irriga quase 35 mil hectares de terra e fornece água para quatro distritos, nas cidades de Chengdu e Meishan.
O Sistema de Irrigação e Drenagem Duotian de Xinghua, localizado na cidade de Xinghua, da Província de Jiangsu, leste do país, rega terras altas áridas com funções semelhantes a diques, canais e portões de água. Continua a contribuir para a irrigação, drenagem, controle de inundações, prevenção de seca, agricultura ecológica e turismo locais.
Localizado no distrito de Songyang, na Província de Zhejiang, leste da China, o Programa de Irrigação de Songgu é um excelente modelo de trabalhos de irrigação antigos para bacias hidrográficas de pequeno e médio porte. Com uma densa rede de açudes, diques, valas e canais e captação de água de um córrego local, o sistema de irrigação foi aperfeiçoado durante as dinastias Ming e Qing (1368-1911) e agora tem uma área de irrigação de cerca de 11 mil hectares.
Os Terraços Shangbao de Chongyi cobrem uma área de cerca de 3.400 hectares na região montanhosa do distrito de Chongyi, Província de Jiangxi, leste do país. Construídos em encostas íngremes na Dinastia Song (960-1279) e aperfeiçoados durante as dinastias Ming e Qing, os terraços têm irrigação sólida e sistemas ecológicos.
É importante apresentar a história e a cultura das obras de irrigação chinesas e estudar a ciência, tecnologia, valor cultural e experiência de gestão por trás delas, disse Chen, observando que isso ajudará os esforços do país para avançar na revitalização rural, proteção ecológica e utilização sustentável dos recursos hídricos.
Junto com os quatro projetos chineses, outros 15 projetos de irrigação em países como Austrália, Índia e Iraque também foram adicionados à lista WHIS, que agora abrange 140 projetos em 18 países.
Fundada em 1950, a ICID é uma organização internacional que visa impulsionar o intercâmbio científico e tecnológico sobre irrigação, drenagem e controle de inundações.
A designação WHIS, estabelecida pela ICID em 2014, visa proteger e promover projetos de irrigação de valor histórico e sua experiência científica.
Fonte- Xinhua