A Bancada Feminina na COP30” será lançada oficialmente no Festival Curicaca. Mas se reuniu ontem pela primeira vez, com todos os integrantes.
A “Carta das Mulheres para a COP30”, que será apresentado durante a conferência da ONU em Belém (PA), no mês de novembro.
O texto da Carta está sendo construído de forma colaborativa, reunindo coletivos, instituições e grupos educacionais de todo o país. O objetivo é garantir que as vozes femininas estejam representadas nas discussões sobre políticas climáticas e na formulação de um novo caminho político para o Brasil. O lançamento ocorrerá no estádio Arena BRB, em um ambiente dedicado ao diálogo inclusivo, à escuta ativa e à construção conjunta, evidenciando o protagonismo das mulheres na pauta climática e na esfera política.
A expectativa dos organizadores é reunir lideranças políticas de todo o território nacional, como prefeitas, vereadoras e representantes estaduais, ampliando a troca de experiências entre diferentes regiões e fortalecendo o debate de propostas que comporão a Carta das Mulheres para a COP30. O público também poderá contribuir com sugestões em debates e atividades participativas, assegurando que o documento represente as realidades e necessidades de mulheres de todas as regiões do país.
De acordo com a coordenadora do evento, Gabriela Rollemberg, “as mulheres e meninas correspondem a cerca de 80% das pessoas mais afetadas pela crise climática, mas ainda têm pouca representatividade nas decisões políticas”. Assim, a Carta buscará “apresentar políticas públicas efetivas, legislações e incentivos voltados ao enfrentamento dos impactos da emergência climática, além de fortalecer redes de apoio e representatividade feminina”.
A elaboração da Carta é coordenada pelo Grupo Mulheres do Brasil, que reúne mais de 135 mil participantes, em parceria com as organizações Quero Você Eleita, AzMina, Elas Pedem Vista e Elas no Poder. Para Andreia Schroeder, diretora de relações institucionais e políticas públicas do Grupo Mulheres do Brasil, “essa cooperação reforça o compromisso do Grupo com políticas públicas inclusivas e interseccionais, com o protagonismo de mulheres e meninas na construção da resiliência climática.” A metodologia participativa está sendo desenvolvida pelo Grupo Ser Educacional/UNINASSAU, especialista em práticas educativas e colaborativas.
O Festival de Inovação Política: Bancada Feminina na COP30 também contará com uma programação artística, incluindo apresentações da cantora, compositora e poeta pernambucana Clara Ferro e da musicista e poeta Joana Terra, que realizarão performances musicais e poéticas integradas aos debates. A cenografia ficará a cargo do artista plástico e designer Leopoldo Nóbrega, reconhecido por unir arte, cultura e sustentabilidade em criações de grande impacto, como a escultura do Galo da Madrugada.
A realização conta com o apoio do Google.org e o patrocínio da ABDI, Sistema FIBRA e Correio Braziliense, entre outras instituições.
As contribuições para a Carta das Mulheres para a COP30 podem ser enviadas para o e-mail: querovoceeleita@gmail.com.
Programação “Bancada Feminina na COP30”
Dia 1 – 07/10 (Terça-feira)
09h – Abertura institucional
Realizadoras: Gabriela Rollemberg (Quero Você Eleita) e Ana Carolina Araújo (Instituto AzMina)
Convidadas: Senadora Professora Dorinha (UNIÃO-TO, Coord. da Bancada Feminina no Senado) e Deputada Jack Rocha (PT-ES, Coord. da Bancada na Câmara Federal)
09h30 – 11h30 | Eixo 1: Biomas e Territórios
Facilitadora: Denise Rothenburg (Correio Braziliense)
Convidadas: Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS, Pantanal); Deputada Estadual Marina Helou (REDE-SP, Mata Atlântica); Vereadora Aava Santiago (PSDB-GO, Cerrado); Deputada Daiana Santos (PCdoB-RS, Pampas); Senadora Jussara Lima (PT-CE, Caatinga); Senadora Eliziane Gama (PSD-MA, Amazônia)
11h30 – 12h30 | Debate: Pontes entre progressistas e conservadoras
Facilitadora: Perpétua Almeida (ABDI)
Convidadas: Deputada Soraya Santos (PL-RJ) e Deputada Benedita da Silva (PT-RJ)
14h00 – 14h10 | Abertura especial
Tema: “Antes que Aconteça” – Programa nacional de prevenção à violência contra a mulher
Senadora Daniella Ribeiro (PP-PB, 1ª Secretária da Mesa do Senado)
14h10 – 16h | Eixo 3: Economia Verde e Inovação
Facilitadora: Adriana Vasconcelos (jornalista, Quero Você Eleita)
Convidadas: Marina Silva (Ministra, REDE-SP); Sônia Guajajara (Ministra, PSOL-SP); Agnes da Costa (ANEEL); Júlia Cruz (MDIC); Senadora Leila Barros (PDT-DF); Deputada Marussa Boldrin (MDB-GO); Gilda Gomes (The Planet)
16h – 18h | Eixo 4: Financiamento e Parcerias Estratégicas
Facilitadora: Juliana Bueno (Google)
Convidadas: Margarete Coelho (PP-PI, SEBRAE Nacional); Tereza Campello (BNDES, ex-Ministra MDS); Flávia Duarte Nascimento (MPO); Mônica Monteiro (WBA/BRICS); Prefeita Marília Campos (PT-MG, Contagem)
Dia 2 – 08/10 (Quarta-feira)
09h – 09h20 | Abertura institucional
Tema: Governança ESG e Impacto Social na Educação
Convidada: Adriane Mendes (Grupo SER Educacional/UNINASSAU)
09h20 – 10h | Eixo 5: TED Alike – “Por que quero mulheres eleitas?”
Gabriela Rollemberg (advogada, cientista política, Quero Você Eleita)
10h – 12h | Eixo 6: Construção de Redes Femininas
Facilitadora/palestrante: Ana Carolina Araújo (AzMina)
Convidadas: Marta Livia Suplicy (FIESP / Instituto Virada Feminina); Michelle Ferreti (Alziras); Kamila Camilo (Instituto Oyá); Raquel Branquinho (MPF); Ana Carolina Caputo Bastos (Grupo Mulheres do Brasil); Raquel Andrade (Elas no Poder); Ani Sanders (Mulheres de Fibra); Júlia de Baére (Elas Pedem Vista)
14h – 16h | Eixo 7: Mulheres no Poder
Facilitadora: Mariana Covre (Quero Você Eleita)
Convidadas: Maria Elizabeth Rocha (Presidente do STM); Deputada Renata Abreu (Presidente do Podemos); Deputada Eliana Bayer (REP-RS, UNALE); Selma Lúcia Lira Beltrão (EMBRAPA); Ana Cristina Ferro Blasi (Desembargadora do TRF4/TRE-SC)
16h – 18h | Eixo 8: Sustentabilidade, Educação, Cultura e Cidadania
Facilitadora: Cláudia Leitão (Secretária de Economia Criativa/MinC)
Convidadas: Senadora Teresa Leitão (PT-PE); Deputada Tábata Amaral (PSB-SP); Prefeita Elisa Araújo (PSD-MG, Uberaba); Isabella de Roldão (PDT-PE, Recife); Coronel Solange Ribeiro (Instituto dos Bombeiros do Brasil); Tashi Fáveri (Rede Nacional de Educação Cidadã)
18h – 20h | Construção coletiva da Carta das Mulheres para a COP30
Coordenação: Grupo Mulheres do Brasil, Quero Você Eleita, Instituto AzMina, Elas Pedem Vista, Elas no Poder e Grupo SER Educacional.
20h – Festa de encerramento no Festival Curicaca
Exposição permanente
Tema: “Bancada Feminina: passado, presente e futuro”
Curadoria do Correio Braziliense, unindo memórias históricas da luta por justiça climática, equidade de gênero e participação política, e projetando os desafios e perspectivas do futuro.
Sobre o Festival Curicaca
A edição inaugural do Festival Curicaca — nome inspirado na ave símbolo do Cerrado, conhecida por anunciar mudanças — tem como propósito posicionar o Distrito Federal como centro da inovação industrial nacional. Promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o evento integra tecnologia, sustentabilidade, cultura e políticas públicas em um mesmo espaço.
Inspirado no formato descentralizado do South by Southwest (SXSW), o festival levará experiências e conteúdos a diferentes pontos da capital. Embora a Arena BRB seja o núcleo das atividades, o circuito também incluirá outros locais públicos, comerciais e culturais, proporcionando uma vivência imersiva e democrática.
Com duração de cinco dias e expectativa de reunir cerca de 100 mil visitantes, a programação incluirá áreas dedicadas a startups, experiências sensoriais, gastronomia, games, exposições e shows. O objetivo é transformar Brasília em um grande palco de ideias e tecnologia, impulsionando um novo ciclo de desenvolvimento sustentável para o Brasil.
SERVIÇO
Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade na Indústria – Festival Curicaca
Data: 7 a 11 de outubro de 2025
Local: Estádio Arena BRB e diversos pontos de Brasília (DF)
Mais informações: www.abdi.com.br/curicaca
Credenciamento: https://forms.office.com/r/y9pevZvy9b
Assessoria de imprensa: imprensacuricaca@abdi.com.br
Ingressos gratuitos disponíveis no aplicativo “Festival Curicaca” ou no site oficial: www.abdi.com.br/curicaca