Mais de 100 montadoras e fornecedores chineses estão expondo na IAA Mobility 2025, uma das maiores feiras do automóvel do mundo.
Ao alavancar os pontos fortes chineses em eletrificação e sistemas inteligentes, as montadoras europeias estão cortando custos e acelerando o lançamento de modelos.
Montadoras e fornecedores chineses chamaram muita atenção na IAA Mobility 2025, uma das maiores feiras do automóvel do mundo, ao apresentar avanços em tecnologias de veículos elétricos (EVs) e carros inteligentes. Fabricantes europeus também apresentaram novos modelos com baterias de fabricação chinesa, sistemas de assistência ao motorista e recursos de carro conectado.
O evento bienal, que acontece de terça a domingo em Munique, reúne montadoras e fornecedores globais para apresentar novos veículos e tecnologias, com destaque este ano para a eletrificação e a inovação digital.
Analistas dizem que o relacionamento entre os players chineses e europeus está mudando de uma dinâmica voltada para vendas para uma cooperação mais forte em tecnologia, desenvolvimento de produtos e cadeias de suprimentos, uma tendência que acelera a transição global do setor e cria oportunidades para os dois lados.

PRESENÇA DA CHINA
Mais de 100 montadoras e fornecedores chineses estão expondo na feira deste ano. Seus produtos variam de veículos a baterias e chips, destacando a crescente força da China em armazenamento de energia, cockpits inteligentes, direção autônoma e conectividade.
A XPeng revelou cinco modelos em um estande futurista com um carro voador suspenso e um robô humanoide. A Leapmotor apresentou o modelo hatchback elétrico compacto Lafa5 e o SUV B10; e a Changan lançou o Deepal S05 na Europa, um veículo com bateria de estado sólido que atraiu longas filas para test drives.
Do lado dos fornecedores, a gigante de baterias CATL apresentou sua bateria Shenxing Pro, projetada especificamente para as necessidades europeias. A empresa afirmou que o modelo evita fumaça ou fogo em caso de fuga térmica, tem longa vida útil, recarrega rapidamente e permanece estável em baixas temperaturas.
A Horizon Robotics apresentou sua série Journey 6, uma plataforma de direção inteligente que oferece suporte a funções que vão desde assistência básica até direção autônoma em toda a cidade. Uma demonstração ao vivo mostrou como o sistema pode se adaptar de forma rápida e segura.
Outros fornecedores, incluindo a Momenta, exibiram novas tecnologias, destacando a profundidade da cadeia de suprimentos automotiva da China. A Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis disse que as exportações estão migrando de produtos individuais para “exportações de ecossistemas” completos que abrangem toda a indústria.
Os test drives atraíram muito interesse local, com visitantes elogiando os veículos elétricos chineses pelo design do cockpit e pelos recursos de assistência ao motorista. “Isso já está à frente de muitas marcas europeias tradicionais”, disse um morador de Munique, acrescentando que a novidade estava “se transformando em confiança”.
Os registros de carros de marcas chinesas na Alemanha ultrapassaram 35.000 nos primeiros oito meses de 2025, de acordo com a autoridade automotiva alemã, um aumento acentuado em relação ao ano anterior. Analistas dizem que as empresas chinesas estão indo além da simples globalização para se consolidarem por meio da inovação, maior qualidade e serviço local.

PARCERIA TECNOLÓGICA
Muitos modelos europeus na IAA Mobility deste ano apresentaram tecnologia chinesa. O que antes eram operações em grande parte separadas agora são parcerias estreitamente interligadas entre fornecedores chineses e montadoras europeias.
A BMW revelou seu Neue Klasse iX3, desenvolvido com parceiros chineses e equipado com sistemas adaptados aos ecossistemas digitais locais. O CEO da BMW, Oliver Zipse, descreveu a China como uma fonte de inovação em diversos campos, dizendo que a combinação da engenharia alemã com o fornecimento chinês cria uma nova fórmula.
O Q6L e-tron da Audi, lançado em agosto, conta com a plataforma de assistência ao motorista “Qian Kun” da Huawei, permitindo uma direção inteligente de ponta a ponta, sem necessidade de mapas. O CEO da Audi, Gernot Doellner, disse que a cooperação com fornecedores chineses facilita a integração de tecnologias de ponta, ao mesmo tempo em que atende às demandas específicas do mercado chinês.
As parcerias agora vão além dos modelos, abrangendo produção e fornecimento. A Stellantis está trabalhando com a CATL em uma fábrica de baterias na Espanha. A XPeng está expandindo a P&D e as vendas na Europa por meio de sua parceria com a Volkswagen China. A Horizon Robotics estabeleceu uma joint venture com a Continental para testar sistemas avançados de assistência ao motorista em diversas regiões.
Uma pesquisa da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA) constatou que quase 70% dos entrevistados planejam aumentar o investimento na China, com mais de três quartos priorizando P&D. Especialistas descreveram a tendência como o início de uma era de “Joint Venture 2.0” focada em pesquisa.
Analistas observaram que a cooperação está melhorando a eficiência. Ao alavancar os pontos fortes chineses em eletrificação e sistemas inteligentes, as montadoras europeias estão cortando custos e acelerando o lançamento de modelos. Sua estratégia está mudando de “na China, para a China” para “na China, para o mundo”.

BENEFÍCIO MÚTUO
Um relatório do Centro de Gestão Automotiva da Alemanha afirmou que cinco empresas chinesas estão entre as 10 montadoras mais inovadoras do mundo, citando seu progresso em veículos elétricos, direção autônoma e eletrônica automotiva.
O chefe do centro, Stefan Bratzel, destacou a BYD como um exemplo de integração vertical, combinando a produção de veículos com a tecnologia de baterias, o que permite um desenvolvimento mais rápido e uma resposta mais ágil ao mercado.
Hildegard Muller, presidente da VDA, disse que a forte presença de empresas chinesas na exposição reflete uma genuína internacionalização e que algumas planejam construir fábricas na Europa. Ela acrescentou que a reunião de fabricantes chineses e alemães ofereceu uma plataforma valiosa para diálogo e cooperação.
O especialista automotivo alemão, Ferdinand Dudenhoeffer, ofereceu uma perspectiva mais prospectiva, dizendo que a escala da China em tecnologia de baterias já fortaleceu a competitividade alemã e que uma cooperação mais estreita com as montadoras alemãs pode gerar resultados mutuamente benéficos, com a China desempenhando um papel central no futuro da indústria.
Os especialistas observaram que as montadoras chinesas, antes focadas em produtos individuais no exterior, agora estão migrando para capacidades e tecnologias de cadeia completa, sinalizando uma nova fase em sua presença na Europa.
Fonte: XINHUA Português