Mais uma operação de deportação de brasileiros está sendo realizada hoje, 25 de julho, pelos Estados Unidos, tendo decolado na noite de ontem e chegando ao Brasil nessa manhã.
Assim como na deportação da última sexta-feira, 18 de julho, a aeronave contratada é um Boeing 767-300ER da estadunidense Omni Air International e novamente os deportados estão chegando pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza (CE), com o voo partindo do Aeroporto Internacional de Valley, na cidade de Harlingen, Texas, próximo à fronteira com o México.

Entretanto, como mostrado pelo AEROIN durante essa semana, dessa vez a operação incluiu um pouso no Leeward Airfield, o campo de aviação militar dos EUA localizado na Estação Naval de Guantánamo, na Baía de Guantánamo, Cuba. Guantánamo também é conhecida por ser onde fica o campo de detenção para acusados de terrorismo, mas não é possível saber se alguma pessoa foi desembarcada ou embarcada durante a passagem do avião pelo local.
De acordo com a programação, o Boeing 767 da Omni deveria chegar em Fortaleza às 06h00 da manhã dessa sexta-feira, mas houve um atraso. O pouso está ocorrendo no momento da publicação dessa matéria, por volta das 10h20.

Assim como na sexta-feira passada, a passagem pela capital do Ceará está prevista para ser breve, de apenas duas horas. O voo partirá novamente para Lima, no Peru.
Na deportação da semana passada, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) informou que a ação humanitária, coordenada pelo Governo Federal com apoio direto do Governo do Ceará, recebeu 26 deportados no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, os voos de deportação têm o objetivo de repatriar cidadãos de outros países que não respeitaram as leis americanas de imigração. Os deportados são principalmente aqueles que entraram nos Estados Unidos ilegalmente, que não obtiveram autorização para ficar naquele país, que foram condenados por crimes e/ou que foram considerados uma ameaça à segurança nacional.
Fonte: Aeroin