A menos de cinco meses do início da Conferência do Clima da ONU, em Belém, as Ministras brasileiras do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, estão na capital do Reino Unido para uma série de eventos da Semana de Ação Climática de Londres, que ocorre entre 21 e 29 de junho. Também participam da Semana André Corrêa do Lago, presidente da COP30, e Ana Toni, diretora-executiva da COP30.
Amanhã (24 de junho), durante um evento nos Reais Jardins Botânicos de Kew (Kew Gardens), a Ministra Marina Silva participa do Diálogo Europeu vai lançar do Balanço Ético Global (BEG), um chamado mundial à ação climática rumo à COP30. Será o primeiro de seis Diálogos Regionais que comporão o BEG.
Conferência do Clima de Belém. Inspirado no processo do primeiro Balanço Global do Acordo de Paris, que avaliou, em 2023, os avanços e desafios para a implementação do tratado climático, o Balanço Ético Global busca complementar as avaliações técnicas com reflexões sobre as implicações éticas relacionadas às negociações climáticas. Liderado pelo presidente Lula e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, a iniciativa é o centro de um dos quatro círculos de liderança da COP30, criados para alavancar temas relevantes para a conferência.
Os representantes do governo britânico na Semana incluem os Ministros David Lammy, das Relações Exteriores, Ed Miliband, de Segurança Energética, e Steve Reed, de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais, assim como Rachel Kyte, representante especial do Reino Unido para Clima.
Esta é a sétima edição da Semana de Ação Climática de Londres. Os debates deste ano se concentram nas ambições climáticas rumo à COP30, no financiamento de uma transição climática inclusiva e resiliente e na mobilização da sociedade como um todo para a ação climática.
A Semana de Ação Climática de Londres foi fundada em 2019 pela E3G, um think tank independente sobre mudanças climáticas, em parceria com a City, o distrito financeiro de Londres. É o maior festival climático urbano da Europa e um dos maiores eventos independentes do mundo sobre mudanças climáticas.
Reino Unido e Brasil compartilham o compromisso de liderar pelo exemplo no cenário internacional ao enfrentar os desafios globais para alcançar o desenvolvimento sustentável, enfrentar a crise climática global, interromper e reverter a perda de florestas e biodiversidade, promover a transição energética e possibilitar transformações ecológicas justas e inclusivas.
Os dois países trabalham juntos no âmbito da Parceria para Crescimento Verde e Inclusivo, assinada em 2023, que fortalece a colaboração e o diálogo em cinco pilares: clima, florestas, agricultura, energia e finanças.
Fonte: Governo do Reino Unido.