Com o que o Parque Nacional Natural de Katon-Karagai e, em geral, o Altai são mais associados? Isso mesmo, com a majestosa montanha Belukha. Essa montanha de duas cabeças, com 4.440 m de altitude no pico ocidental e 4.506 m no pico oriental, é famosa muito além das fronteiras do Cazaquistão. Mas essa não é a única atração natural nos 643.477 hectares que compõem o parque. A região também é célebre por seus vastos vales, rios e lagos de montanha e, claro, por suas deslumbrantes cachoeiras.
Cachoeira Kokkol
O tesouro do parque é a Cachoeira Kokkól, a maior do Altai. Ela está localizada no baixo curso do rio Bolshoi Kokkól. Montanhistas fazem questão de apreciar a beleza desta cascata de 60 metros enquanto seguem rumo à montanha Belukha. Mas a cachoeira é, sem dúvida, um destino independente para o turismo de exploração. Imagine só: uma corrente de água com mais de dez metros de largura e uma inclinação de cerca de 60 a 70 graus, despencando com um estrondoso rugido pelas rochas. Nos raios de sol, a coluna de finas gotículas brilha em todas as cores do arco-íris.
A própria cachoeira, o desfiladeiro montanhoso e a floresta mista de cedros e abetos ao redor fazem você se sentir em um conto de fadas. Aliás, há um mirante natural bem acessível, onde você pode tirar uma ótima selfie para recordar o momento.
Chegar até aqui é possível apenas a pé ou a cavalo. A trilha turística ao longo da cachoeira também é bastante popular entre os viajantes que seguem em direção ao Glaciar Berel. No total, nas bacias fluviais conectadas à montanha Belukha, existem 162 geleiras.
Cachoeira Yazevy
A majestosa montanha Belukha também pode ser vista das margens do Lago Yazevoye, que recebeu seu nome do peixe “yaz” encontrado em suas águas. O lago está localizado em um vale a 1.656 metros acima do nível do mar. A cerca de cinco quilômetros do lago, seguindo por uma rota pitoresca entre árvores centenárias com alturas de 20 a 25 metros, você chegará à cachoeira Yazevy. A cachoeira possui várias quedas, e no total há cerca de uma dezena de cascatas, com uma altura de queda total de 10 a 12 metros. No rápido fluxo do rio, logo abaixo da cachoeira, pescadores amadores têm a chance de pegar o peixe arius.
Cachoeira Arasan
A Belukha também pode ser vista da trilha ecológica do percurso a pé que começa no resort “Rakhmanovskie Klyuchi”, no vale do rio Arasan. Não tem como se perder – a única estrada leva para o oeste-sudoeste, passando pelo Lago Arasan. Após três quilômetros, você chega a um mirante com uma cabine de observação e um painel informativo, onde, em um dia claro, pode-se avistar a Belukha. Mais um quilômetro e você chega à cachoeira Arasan. Perto da estrada há uma descida íngreme, equipada com escadas de madeira. A cascata tem cerca de 5 a 6 metros de altura e é dividida por uma pequena rocha no meio, o que a faz lembrar um par de bigodes. Por isso, os turistas deram à cachoeira o apelido de “Bigodes do Guerreiro”. Infelizmente, em 2007, a natureza deste encantador local foi afetada por um incêndio florestal, mas gradualmente a área está se recuperando.
Cachoeira Rakhmanovskyi
Perto do resort montanhoso “Rakhmanovskie Klyuchi”, no vale do rio Arasan, a 1,8 km a sudeste, encontra-se a cachoeira Rakhmanovskyi. Ela se forma a partir de um riacho que nasce de um pequeno lago glacial de alta montanha (2.265 metros acima do nível do mar) e deságua no Lago Rakhmanov. Os turistas podem seguir o seguinte trajeto: atravessar de barco até o lado oposto do Lago Rakhmanov e, a partir daí, seguir por uma trilha equipada com escadas de madeira até a cachoeira. A trilha tem 4 quilômetros de comprimento e passa por uma floresta até o mirante. A altura da queda d’água é de cerca de 30 metros, e a água cai em três cascatas em uma estreita correnteza, fluindo entre imponentes rochas graníticas e xistosas.
Cachoeira Piala
Esta cachoeira está localizada a uma altitude de 2.370 metros acima do nível do mar (com uma extensão de 22 km em uma direção) no Parque Nacional de Katon-Karagai. A trilha segue ao longo do rio Sarymsak, atravessando uma bela floresta de cedros até o passo Kyzylkum, por uma estrada pedregosa para cavalgadas. Na floresta de cedros, é possível encontrar esquilos e tâmias. Os visitantes frequentes das florestas de cedros são javalis e ursos.
A cachoeira é pequena – de 5 a 6 metros de altura, mas muito pitoresca. Um riacho de montanha cai em uma pequena lagoa redonda (com formato que lembra uma tigela), e depois se despeja no rio Sarymsak após um quilômetro. O rugido da água caindo pode ser ouvido muito antes de se aproximar da cachoeira.
Quando estiver em qualquer lugar do Parque Nacional de Katon-Karagai, não deixe de pedir aos moradores locais para organizarem uma excursão até as cachoeiras. Garantimos que elas estarão em qualquer ponto da sua localização! Mas se você quiser planejar sua viagem pela vasta área do parque de forma eficiente, definitivamente deverá procurar uma agência de turismo do país. Assim, em vez de uma ou duas, você poderá ver muitas mais!