Para promover os destinos de natureza e aventura do Brasil, a Embratur marcou presença no Adventure Travel World Summit 2024 (ATWS), o maior encontro mundial de turismo de aventura, realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, no Panamá. O evento reuniu cerca de 800 players e formadores de opinião do mercado, proporcionando aos destinos brasileiros oportunidades de negócios junto a parceiros estratégicos.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, essa é uma oportunidade de reforçar o Brasil como referência em turismo de aventura. “Somos reconhecidos internacionalmente como o país mais desejado para praticar o turismo de aventura, além de sermos referência em relação à segurança nesta prática. Em todas as ações da Embratur, reforçamos que o turismo de aventura no Brasil dialoga com outros segmentos, que transformam o turismo enquanto atividade econômica sustentável”, afirma Freixo.
A Embratur é uma das principais parceiras do Adventure Travel World Summit e, em 2023, voltou oficialmente a ser associada à Adventure Travel Trade Association (ATTA), entidade norte-americana que é referência mundial no turismo de aventura.
De acordo com o coordenador de Segmentos Turísticos da Embratur, Leonardo Persi, a participação do Brasil na edição deste ano é estratégica para divulgar as experiências e também realizar negócios para os destinos brasileiros. “Tivemos a oportunidade de diversificar, levando novas experiências que estão sendo oferecidas aos turistas de natureza que viajam para o Brasil e, com isso, atrairmos mais viajantes internacionais interessados neste segmento. Além disso, pudemos conhecer as boas práticas de outros países, realizamos visitas técnicas e participamos de rodadas de negócios”, relembra Persi.
Representando os destinos do Mato Grosso do Sul no evento, o diretor-presidente da Fundação de Turismo do estado, Bruno Wendling, destacou que a participação da Embratur no principal evento de aventura do planeta reforça cada vez mais o posicionamento do Brasil que, hoje, pode ser líder no segmento de turismo de natureza. “É muito bom estar junto aqui, com o nosso estado do Mato Grosso do Sul, fortalecendo cada vez mais a nossa identidade. O Brasil voltou com força total”, acrescenta.
O Brasil foi considerado o melhor destino de turismo de aventura do mundo pelo portal US News & World Report. A lista de 2024, produzida pelo site em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, é baseada em uma pesquisa com quase 17 mil pessoas pelo mundo. Ao todo, 89 países foram listados pelos entrevistados e avaliados em 10 subcategorias, e o Brasil aparece à frente de países como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia, nessa ordem.
Cooperação e certificações
Em 2023, a Embratur assinou dois Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) na área: um com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), com a intenção de promover e fortalecer o turismo de aventura e o ecoturismo brasileiro no mercado internacional, e o outro com o Coletivo Muda!, que prevê a promoção de produtos e experiências brasileiras de turismo responsável no mercado internacional.
Atualmente, o Brasil possui 44 normas técnicas (ABNT) vigentes e disponíveis no turismo de aventura, sendo 19 delas internacionais. O país tem ainda 21 empresas com certificação internacional ISO no Turismo de Aventura. Além disso, cinco normas internacionais ISO de Turismo de Aventura são baseadas nas previstas pela ABNT.
Fonte: Embratur