Embaixada de Malta celebra Dia Nacional

O embaixador John Aquilina celebrou quatro marcos importantes para Malta: os 60 anos de independência, os 50 anos como república, os 45 anos do Dia da Liberdade e os 20 anos de adesão à União Europeia. Durante seu discurso, Aquilina destacou o crescimento do turismo brasileiro em Malta e reforçou a relevância da cidadania. “Ser cidadão implica uma grande responsabilidade, algo que devemos valorizar”, afirmou. O evento contou com painéis exibindo imagens deslumbrantes do país localizado no sul da Europa.

A celebração teve início com uma mensagem do Ministro das Relações Exteriores de Malta, Ian Borg, que enfatizou o crescente papel global do país desde sua independência, com foco no fortalecimento de relações bilaterais e na defesa de valores multilaterais. Ele também expressou otimismo quanto ao futuro de Malta, afirmando: “Juntos, continuaremos a construir uma Malta da qual todos nos orgulhamos. Feliz Dia da Independência”.

O abordou a preocupação do país com os conflitos na Ucrânia e em Gaza, pedindo por um cessar-fogo imediato, a libertação dos reféns do Hamas e maior assistência humanitária às vítimas do conflito. Ele também ressaltou que parte do sucesso de Malta está em suas parcerias comerciais estratégicas e lembrou que, no próximo ano, Malta assumirá a presidência do Conselho da União Europeia, com o compromisso de promover direitos humanos, democracia e o engajamento dos jovens.

O embaixador John Aquilina destacou a importância de 2024 para Malta: “Este ano marca eventos significativos para nós, incluindo nosso 60º aniversário de independência, 50 anos como república, 45 anos do Dia da Liberdade, quando o último navio de guerra estrangeiro deixou nossos portos, e a reforma de nossa constituição”, explicou.

Sobre a independência, Aquilina lembrou que nasceu como cidadão britânico, uma vez que Malta ainda não tinha conquistado sua liberdade. “Nasci como cidadão de outro país no meu próprio, mas hoje tenho orgulho de ser cidadão maltês, fruto da nossa luta pela soberania”, afirmou.

O embaixador também falou sobre os avanços de Malta, o aumento dos turistas brasileiros no país e as relações bilaterais com o Brasil. Ele destacou o compromisso de Malta em fortalecer esses laços e mencionou o significativo aumento de turistas brasileiros nos últimos dois anos, desde a abertura da embaixada em Brasília. Aquilina também informou que um representante do turismo maltês está em Brasília para participar da Feira Internacional de Turismo nesta semana.

O assessor João Francisco Campos da Silva Pereira, representando a Secretária de Europa do Itamaraty, parabenizou Malta pela ocasião e lembrou que em 2025 se comemora o 50º aniversário das relações diplomáticas entre Malta e Brasil. Ele destacou que, ao longo dos anos, os dois países mantiveram um diálogo bilateral robusto e colaboraram em fóruns internacionais em diversas questões cruciais. “Nossos países compartilham o compromisso com o multilateralismo, a democracia, a paz e o desenvolvimento sustentável, além do respeito aos direitos humanos”, concluiu Pereira.

Sair da versão mobile