Entrevista com o Embaixador de Malta no Brasil John Aquilina

Na Entrevista concedida a jornalista Fabiana Ceyhan, O Embaixador Jonh Aquilina, primeiro embaixador de Malta no Brasil, falou sobre diplomacia, negócios, turismo e relações com o Brasil em  geral. Em uma longa conversa entre a jornalista e o diplomata, foi possível conhecer mais sobre esta ilha, no coração da Europa,que está se transformado em um HUB para investimentos e negócios, além de ser cercada por belas praias e histórias milenares!

Fabiana Ceyhan : O senhor é o primeiro embaixador de Malta no Brasil, abriu o primeiro escritório, a primeira embaixada. Então conte-nos por gentileza, sobre as relações de Malta com o Brasil. Como o senhor vê as relações, a melhoria dessas relações, desde a abertura da Embaixada

Jonh Aquilina: Malta e Brasil mantêm relações diplomáticas há muito tempo. Aliás, no próximo ano de 2025, no dia 23 de junho, celebraremos o 50º aniversário. Malta e Brasil tem uma sólida e antiga amizade . Talvez o nosso contato, devido às distâncias geográficas, não tenha sido tão próximo, mas isso mudou drasticamente, especialmente nos últimos 10 anos ou mais, quando nos aproximamos bastante .

Quando Malta decidiu estabelecer a Embaixada  aqui, em 2022, na verdade 2021, foi que a decisão foi tomada. Vim para cá em maio de 2022. Nossos relacionamentos ficaram ainda mais fortes. No momento, estamos fazendo vários acordos, Temos um Acordo de Serviços Aéreos quase concluído.  Investigação e inovação  também tem acordos em curso assim como nas  áreas,como a extradição de prisioneiros. Portanto, as nossas relações continuam a estreitar-se cada vez mais a nível político, mas a nível cultural, penso que sempre tivemos uma relação estreita e certamente a nível social há muitos brasileiros que descobriram Malta.

  Fabiana Ceyhan: Quando morei em Londres sempre  ouvi falar de Malta. As pessoas também conhecem o destino para estudar Inglês

John Aquilina :Malta tem duas línguas oficiais, o maltês, que é uma língua muito antiga, uma das línguas mais antigas do mundo, e também o inglês. E nos orgulhamos de ser um centro de ensino de inglês. Exatamente.

Então pessoas também vão lá para aprender inglês, Certo? Para estudar, o que Malta oferece?

John Aquilina: As Escolas normalmente oferecem cursos específicos,por exemplo, se tivermos uma equipe de médicos e eles forem professores de medicina, e quiserem dar palestras em inglês, mas o inglês não for suficiente, então podemos criar cursos especializados para eles. Ou para uma profissão específica.

Oh isso é interessante.

  John Aquilina: Mas para as pessoas querem fazer cursos de administração de empresas, digamos, de mestrado, nas universidades e em várias áreas diversas, temos uma grande oferta de aprendizado de línguas. Também poderemos ter cursos específicos que atendam às suas necessidades específicas, com duração de cerca de seis meses para estudantes que desejam ingressar na universidade para fazer um inglês universitário.  Para obter o primeiro certificado. Fazemos um curso especializado para ajudá-los a aprender o inglês e essa é uma das coisas que estamos promovendo fortemente aqui no Brasil.

Jornalismo é outra área, temos muitos cursos de comunicação em inglês e voltados especificamente para quem quer aprender inglês. Você sabe, é uma questão do que você deseja.

No momento, estamos analisando alguns jogadores de futebol brasileiros e tentando ver se conseguimos bolsas de estudos para eles irem para Malta. Eles podem jogar em clubes de futebol malteses, mas ao mesmo tempo podem aprender inglês numa das nossas escolas de inglês.

Fabiana Ceyhan: Malta está bem perto da itália, Há voos diretos de Roma?

John Aquilina:Há vôos de Roma, mas também de muitas cidades, vôos diretos. Acredito que temos cerca de 22, 23 ligações diárias diretas de cidades da Europa para Malta. Portanto Malta está muito, bem ligada. Tem uma rotatividade muito grande de passageiros viajando. Temos cinco voos semanais de Lisboa para Malta. são vos rápidos , cerca de duas horas, Istambul também fica a apenas duas horas. Londres talvez duas horas e quinze minutos. Paris duas horas. Malta está estreitamente ligada à muitos locais, não só às capitais europeias, mas também a muitas outras cidades. Por exemplo, há voos para Barcelona, ​​há voos para, como disse antes, Milão, voos para Zurique, voos para Frankfurt, voos para muitas cidades.

Fabiana Ceyhan: Maravilhoso porque os brasileiros vão muito para a Europa, gostam de ir para a Europa, muitos de nós temos, nacionalidade europeia, cidadania,asssim como eu, que sou cidadã italiana mas as pessoas vão para determinados lugares, não sabem muito, claro que eles conheçem Malta, todo mundo sabe, mas acho que deveriam saber um pouco mais.

John Aquilina: Eles conhecem Malta, mas não sabem o suficiente sobre Malta para se aventurarem a ir para lá. Está um pouco fora da rota deles, vamos assim dizer.

Fabiana Ceyhan: Milhões de brasileiros que vão a Portugal todos os anos. Eles poderiam conhecer outros lugares próximos , como Malta.

John Aquilina: Sim, muitos deles vão lá com bastante frequência e procuram outros destinos na Europa paraturismo Malta pode ser um destino adicional para eles. Exatamente. Talvez porque não estivemos aqui e não tenha havido muita publicidade sobre Malta no Brasil, eles nem pensaram nisso antes. E podem não pensar realmente nisso até chegarem à Europa e ouvirem outras pessoas a falarem de Malta.

Fabiana Ceyhan Eu sempre ouvi Falar de malta quando Morei em Londres

John Aquilina Muitos britânicos possuem propriedades em Malta. Eles têm suas casas de férias em Malta. Eles ficam lá no verão, durante as férias, e no resto do ano voltam para seu país. Mas eles amam Malta porque existe uma relação muito antiga e afetuosa entre Malta e os britânicos. Porque foi colonia britânica até 1964. Este ano comemora-se o 60º aniversário da nossa independência. Há muitas conexões. Mas há muitas ligações, os britânicos colonizaram Malta em 1802. Mas sempre foi uma relação muito amigável, mesmo quando houve alguns momentos políticos difíceis, como em 1919, por exemplo, quando tivemos um pequeno desentendimento, e foi um incidente um tanto infeliz que aconteceu no dia 7 de junho daquele ano, mas fora isso o relacionamento entre os malteses e os britânicos tem sido muito bom. E é por isso que Malta adotou o inglês como uma das suas línguas oficiais. Quero dizer, a Segunda Guerra Mundial foi um exemplo típico. Os malteses e os britânicos eram muito, muito próximos durante a Segunda Guerra Mundial. Malta foi a capital mediterrânica da Marinha Britânica durante a segunda guerra mundial, e os malteses sofreram muito por causa disso, mas nunca fomos invadidos. E como resultado disso, o relacionamento permaneceu muito, muito próximo. Se você olhar para a bandeira maltesa, por exemplo, verá uma cruz no canto da bandeira maltesa. Isso é chamado de George Cross. Foi concedida a Malta em 1942 e é indicado por bravura. Foi concedida pelo Rei George VI durante a segunda guerra mundial em reconhecimento aos enormes sacrifícios que o povo maltês fez durante a Guerra para permanecer leal à Grã-Bretanha e à marinha britânica da época.

Fabiana Ceyhan: Muito bom. É muito bom saber dos fortes laçoes com o Reino Unido,é sempre bom aprender. E a comida em Malta? Parece comida britânica ou comida italiana?

John Aquilina: É mais parecido com a comida do sul da Itália, mas também temos nosso próprio tipo de receitas, obviamente, o peixe na gastronomia de malta é muito apreciado porque somos uma nação insular, mas há muitos alimentos diferentes, especialmente do sul da Europa, como eu disse, os pratos e massas napolitanas por exemplo.

Fabiana Ceyhan: O senhor é um ótimo promotor de Malta. Parece muito bom para mim. Não consigo imaginar por que ainda não estive lá, ainda há tempo.

Malta um país insular, você realmente precisa se organizar pra ir, pois não tem via terrestre, para ir até lá pode ser de avião ou de barco. Mas se, por exemplo, você estiver na Sicília, você pode pegar uma balsa no sul da Sicília e estará em Malta em três horas.

Podemos falar um pouco sobre negócios e Investimentos em Malta?

Uma das vantagens de Malta, é ser um um dos grandes centros financeiros da Europa. Uma das razões pelas quais isso aconteceu é porque muitas empresas tinham a sua sede financeira europeia em Londres. Quando o Reino Unido saiu da União Europeia, tiveram que encontrar outro lugar. E muitos deles precisavam encontrar um lugar que tivesse familiaridade com as leis comerciais inglesas e com o sistema de governo e também familiaridade com a língua inglesa, mas que fosse parte da UE. Portanto, se olharmos para dentro da Europa, existem apenas dois países que falam a língua inglesa. Exatamente, Malta e Irlanda. A Irlanda é o outro país financeiro e é por isso que essas empresas foram para lá, e vieram para Malta, mas também estamos procurando atrair outros negócios . Existem muitas empresas sul-americanas que podem se estabelecer em Malta, e estamos abertos para negócios bons para ambas as partes . Não houve uma razão para as pessoas no Brasil no passado procurarem por Malta. Eles não sabiam da importância , de um país que fala Inglês , no coração da Europa, de fácil acesso e estável. E porque somos um país relativamente pequeno, e foi por isso que Malta começou a estabelecer uma embaixada aqui, porque sentimos que esta é uma parte única do mundo que merece nossa atenção. Estou satisfeito com o fato da Europa estar uma vez mais a estabelecer laços estreitos com a América Latina. Portanto, penso, para ser honesto, que a América Latina foi deixada um pouco a parte pela Europa durante demasiado tempo. Mas agora, especialmente com as crescentes conversações em curso sobre o Mercosul da UE, por exemplo, e a crescente atenção do atual governo brasileiro no sentido de se ligar à Europa, novas pontes estão sendo estabelecidas.

Mas o que eu realmente gostaria que as empresas brasileiras se concentrassem é em usar Malta como porta de entrada para a Europa, porque temos um regime tributário muito bom em Malta e é por isso que uma série de empresas europeias, uma série de empresas de outras partes do mundo registraram a sede em Malta, pois a partir daí podem efetivamente realizar comércio e comércio em toda a Europa.

E a outra coisa é que somos uma das principais áreas de transbordo da Europa. Temos  estruturas   e portos muito grandes, por isso os grandes navios porta-contentores e todos os navios de transporte podem vir para Malta ou embarcar em navios menores para negociar os recebimentos em todo o Mediterrâneo e no Atlântico.

E agora também estamos nos comercializando como um centro de aviação. Embora sejamos um país pequeno, um aeroporto muito grande. Temos um grande aeroporto devido ao tipo tradicional de presença militar que existia lá, especialmente porque a Marinha Britânica já lá esteve antes e no sul de Malta, em particular, o nosso aeroporto é muito grande e podemos acomodar.

Portanto, a infraestrutura está pronta para grandes negócios. Ou sim, podemos ter uma infraestrutura realmente grande lá. Também os talentosos malteses Lufthansa, por exemplo, a companhia aérea alemã. O maior local de manutenção fora da Alemanha fica em Malta.

E sobre Turismo e História em Malta?

Onde quer que você vá em Malta, se você der uma olhada na galeria de fotos e vídeos, você pensará que Malta é enorme, porque há tanta coisa. Mas, na verdade, são próximos um do outro, sabe, há muita história lá. Igrejas , templos históricos, muito pra ver e conhecer. Os lugares mais antigos, os edifícios mais antigos da humanidade estão em Malta. Temos templos que datam de 7.000 anos , mas também acima do solo e no subsolo. Temos templos subterrâneos construídos por pessoas da idade da pedra. E esses templos foram construídos com blocos de rocha de três, cinco toneladas. Você se pergunta como eles os colocaram no lugar. E na verdade não temos nenhuma evidência da língua deles ou do tipo de língua que essas pessoas falavam, porque elas também não escreviam. Mas eles devem ser muito inteligentes, porque os edifícios que construíram foram todos construídos para se alinharem com os movimentos das estrelas e dos planetas e da lua e do sol. Então eles conseguiram calcular tudo isso.

Malta é um lugar histórico. As pessoas me perguntam: para onde devo ir em Malta? Há muitos lugares para ir. Porque onde quer que você esteja em Malta, você está no meio da história. Não é um lugar grande. No verão, o número de turistas é de 3 vezes maior do que a população. ë um destino maravilhoso você ir de férias, um lugar histórico que ao mesmo tempo tem uma excelente gastronomia e a beira-mar.

 

Sair da versão mobile