Embaixador dos Países Baixos, André Driessen, acompanhou reunião
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados recebeu, nesta quarta-feira, 8, delegação de parlamentares dos Países Baixos que estão no Brasil para dialogar sobre alguns dos principais temas da agenda global. O grupo de cinco deputados, membros da Comissão Permanente de Assuntos Estrangeiros do Parlamento holandês, reconheceu a importância da presidência brasileira do G-20 e a expectativa com a realização da COP-30 em Belém, em 2025. Além de Brasília, o grupo visitará justamente a capital paraense e a cidade de São Paulo.
Integram a comitiva, os deputados Kati Piri, Ruben Brekelmans, Caspar Veldkamp, Jan Peternotte e Dennis Ram, que estiveram acompanhados do Embaixador dos Países Baixos, André Driessen. Pelo lado brasileiro, participaram Lucas Redecker (PSDB-RS), presidente da CREDN, Marcel van Hattem (NOVO-RS) e General Girão (PL-RN).
Guerra – De acordo com os deputados holandeses, a guerra entre Rússia e Ucrânia deve se arrastar e está muito distante de uma solução. Na avaliação geral do grupo, a Rússia é uma ameaça estratégica para a Europa. Além disso, manifestaram preocupação com a China e suas ambições geopolíticas. “Tivemos um diálogo bastante produtivo. O Brasil é um ator relevante e suas posições, tanto no plano regional, como global, são de grande interesse da comunidade internacional”, reconheceu Redecker.