O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), planeja desenvolver novas linhas de cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre Santa Catarina e a União Europeia. Nesta segunda-feira, 29, a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, e o representante do Banco Europeu de Investimento no Brasil, Marco Diogo, participaram de uma reunião com o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett.
“Esta é uma oportunidade para apresentarmos nossas áreas de interesse de desenvolvimento, estudarmos possibilidades de aproximação, para entendermos as necessidades deles e como eles percebem a interação possível com Santa Catarina e também para firmarmos parcerias de longo prazo, de formação de pessoas, de criação de oportunidade de intercâmbio, criando oportunidades para empresas europeias se instalarem aqui”, afirmou o presidente da Fapesc.
A embaixadora da União Europeia no Brasil destacou valores e interesses em comum, como a questão da sustentabilidade. “O que eu vi aqui em Santa Catarina, e especialmente aqui na Fapesc, são muitas pessoas engajadas neste tema. Eu acho que podemos juntar investimentos em prol desta luta e também engajar o uso de tecnologias”, destacou Marian.
“Gostei muito de ver este dinamismo da Fapesc. O Banco Europeu de Investimentos está empenhado em apoiar a inovação e a pesquisa por uma melhor transição energética no Brasil e em Florianópolis”, completou Marco Diogo, representante do Banco Europeu de Investimento no Brasil.
As informações são do Governo do Estado de Santa Catarina.