Foi realizada esta semana, em Madri, a VIII Conferência de Embaixadores do Ministério de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação da Espanha. O encontro reuniu os 130 embaixadores e embaixadoras espanhóis credenciados em todo o mundo.
A embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, participou da Conferência, onde além de outros diplomatas, esteve com autoridades como o presidente do Governo Pedro Sánchez, que abriu o encontro dia 10 de janeiro. O encerramento foi feito na sexta (12), pelo rei da Espanha, Felipe VI.
Durante o seu discurso, o rei Felipe destacou que “ajudar a promover o nosso país no mundo e a defender os nossos interesses em qualquer área não seria possível sem um Serviço de Relações Exteriores poderoso e eficaz. Portanto, permita-me, acima de tudo, reconhecer a sua responsabilidade muito importante e agradecer-lhe pelo excelente trabalho que realiza ao serviço de todos os espanhóis”.
Também participaram do evento diplomático o Ministro das Relações Exteriores, União Europeia e Cooperação, José Manuel Albares; o Secretário de Estado de Relações Exteriores e Globais, Diego Martínez Belío; o Secretário de Estado da União Europeia, Fernando Sampedro; a Secretária de Estado da Ibero-América e do Caribe e Espanhola no Mundo, Susana Sumelzo; a Secretária de Estado da Cooperação Internacional, Eva Granados; o diretor do Instituto Cervantes, Luis García Montero; o Subsecretário de Relações Exteriores, União Europeia e Cooperação, Luis Manuel Cuesta; e o diretor da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Antón Leis.
A Conferência de Embaixadores 2024 contou também com a participação dos Ministros da Economia, Comércio e Negócios, Carlos Corpo; da Indústria e Turismo, Jordi Hereu; do Interior, Fernando Grande-Marlaska; e a Ministra da Defesa, Margarita Robles.