A Secretária-Geral do Itamaraty, embaixadora Maria Laura da Rocha, recebeu as cópias figuradas das cartas credenciais da nova Embaixadora da Polônia no Brasil, Bogna Janke.
Na cerimônia, realizada nesta quarta-feira (25), trataram dos principais temas das relações bilaterais e birregionais, e de questões globais contemporâneas.
A Secretária-Geral saudou o papel da significativa comunidade de descendentes de poloneses, estimada em 1,5 milhão de pessoas, para o desenvolvimento econômico e o enriquecimento cultural do Brasil.
Bogna Joanna Janke nasceu na cidade de Białystok. Além de diplomata é jornalista e empresária. Antes de ser indicada para a missão em Brasília foi secretária de Estado na Chancelaria do Presidente da República da Polônia.
O Brasil é o parceiro econômico mais importante da Polônia na América Latina. As empresas polonesas importam do Brasil, principalmente, grande quantidade de matérias-primas (minério de cobre) e produtos agro-alimentares (soja, café, frutas tropicais, sucos).