Na sequência, foi exibido o longa-metragem histórico “Canato Cazaque. Espada de Diamante”.
O Embaixador Bolat Nussupov fez o discurso de abertura. Na sequência falaram a Assessora da Biblioteca Nacional, Elisa Raquel Souza Oliveira; Isis Maria Borges de Resende, presidente da União Planetária do Brasil; Edelcio Américo, diretor-executivo do Fórum de Amizade Cazaquistão–Brasil; e Felipe Ramón, Subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF.
O evento foi organizado pela Embaixada do Cazaquistão no Brasil, com o apoio do Fórum de Amizade Cazaquistão–Brasil, e teve a presença de representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, chefes de missões diplomáticas, círculos culturais e educacionais do país anfitrião e da mídia local.
Sobre o autor
Ilyas Esenberlin é um conhecido escritor e poeta cazaque. Antes de suas obras, não havia livros na literatura cazaque sobre a história do povo da era pré-mongol.
O escritor é reconhecido como o autor mais publicado no Cazaquistão. Seus livros são verdadeiros relatos históricos, revelando a cultura e a riqueza do seu povo.